Mostra Cultural 2023: corpo alimenta mundo, mundo alimenta corpo
Com o tema: ‘Corpo alimenta mundo, mundo alimenta corpo’, a Mostra Cultural 2023 do Ofélia apresentou trabalhos criados a partir de reflexões acerca das relações entre indivíduo, sociedade e natureza. Alguns temas tiveram grande presença nos trabalhos deste ano como: cultura alimentar, povos originários, biodiversidade, gênero, raça, classe, decolonialidade e processos artísticos.
O processo de construção, segundo a equipe pedagógica, mobilizou toda a comunidade escolar, contando com as famílias, estudantes e educadores no desenvolvimento dos caminhos percorridos durante o ano.
Como resultado, estudantes e educadores apresentaram uma exposição que materializou as trajetórias de aprendizagens deste ano.
Segundo o coordenador pedagógico do Ensino Fundamental II e Médio, Luis Fernando Massagardi, a mostra é a culminância dos trabalhos realizados durante todo o ano letivo.
“A mostra trouxe o resultado das pesquisas, das investigações, das descobertas, das experimentações que os estudantes, da Educação Infantil ao Ensino Médio, fizeram. Todos esses trabalhos envolveram um processo descoberto de pesquisa e de sistematização de conhecimento”, explica o coordenador.
Luis destaca ainda que a mostra é uma forma de consolidação das aprendizagens. “Quando os estudantes passam pelo processo de construção da mostra, ao longo do ano, eles vão recebendo diversas referências e também contribuem, trazendo suas referências de casa. É um processo de construção coletiva, desde o início, quando a gente pensa nos projetos. A partir disso, vemos a riqueza que tem nesse trabalho, porque fazer uma pesquisa ao longo de um ano todo, junto com outras pessoas, torna a aprendizagem muito mais significativa, além de construir laços”, complementa.
Clique aqui para saber mais sobre a Mostra Cultural 2023
Eliane Trindade, mãe de dois estudantes do colégio, conta que é gratificante ver o resultado dos estudos de seus filhos durante a Mostra Cultural. “É sempre uma alegria ver como acontece a materialização dos trabalhos, resultado do esforço deles na escola. Minha filha [Bruna – 1º ano – Ensino Médio] lançou a Revista Oito-Nove-Dois e achei muito legal porque ela é muito ativa na literatura e escreveu um conto lindo que foi publicado nesta edição. E ela também participou da peça de teatro, ela é muito participativa, e é claro que eu fiquei muito orgulhosa. Já o meu filho [João – 7º ano – FII] participou da criação de um jogo sobre fast food, e nós jogamos juntos. Eu achei muito legal, ver a alegria dele em mostrar o conhecimento que ele aprendeu de uma forma lúdica e que resultou na criação de um jogo, foi gratificante.”
Clique aqui para conferir a galeria de fotos da Mostra Cultural 2023