Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano)

Ensino Fundamental I

 

Desenvolvimento da autonomia

O 1° ano no Ofélia é considerado uma ‘ponte’ entre a Educação Infantil e o Ensino Fundamental I. Por ser um ano de transição entre os ciclos, o 1º ano considera pontos importantes da Educação Infantil e abarca novos tópicos, levando em conta as especificidades do Ensino Fundamental I.

Da Educação Infantil permanecem: a garantia do espaço e o tempo do brincar, enquanto linguagem e direito da infância, tanto nos momentos específicos de idas aos parques, quanto no início do dia, com cantos para acolhimento na chegada; um currículo flexível estruturado de acordo com os interesses particulares de cada grupo para o desenvolvimento de projetos e sequências didáticas; o fomento à curiosidade infantil e o uso das diferentes linguagens como essenciais na promoção das aprendizagens; e a forma de avaliação por meio de pautas de observação constantes e contínuas resultando em relatórios semestrais para acompanhar o desempenho dos estudantes.

Para a familiarização com o Fundamental, os alunos do 1º ano ganham mais autonomia nos espaços da escola, no uso de materiais coletivos e no cuidado com seus pertences pessoais. A autonomia também se faz presente nas estratégias para resolverem conflitos do grupo: discussões sobre a construção dos combinados e assembleias com assuntos sugeridos pelos estudantes e comuns a todos fazem parte da rotina da turma. Assim, faz-se a construção de um ambiente acolhedor e democrático para viabilizar a boa relação entre a comunidade (estudantes, famílias e equipe).

Outro aspecto importante é a adoção de procedimentos típicos do Ensino Fundamental I, como lições de casa, escrita na agenda, autoavaliação em relação ao seu aproveitamento geral (atitudes, dificuldades, facilidades e responsabilidades).

Os alunos têm aulas diárias com o professor da classe enfocando as áreas de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Naturais e Ciências Sociais (Geografia e História) de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), mas trabalhados de maneira interdisciplinar, como por exemplo, o Projeto Anual com tema indicado pela Unesco. Além de aulas de Artes, Inglês, Música, Educação Física e Atividade Aquática, com os professores especialistas.

Do 2º ao 5º ano, os estudantes são preparados para ampliar o desenvolvimento de sua autonomia, participando de forma mais ativa do processo educacional, garantindo o aprofundamento de seus conhecimentos e iniciando um progressivo trabalho de sistematização de suas aprendizagens.

O projeto pedagógico tem como foco o pensar reflexivo, para a formação de cidadãos críticos e conscientes sobre seu protagonismo perante a sociedade. A nossa prática pedagógica contempla atividades experimentais, além da vivência cultural e social, levando em consideração as histórias e as experiências pessoais e coletivas dos estudantes. Nesta fase, a criação coletiva se fortalece e conta com aulas práticas no laboratório de ciências naturais, programas específicos como rodas de leitura, discussões e reflexões nas aulas de filosofia, sempre respeitando as individualidades e projetos interdisciplinares que integram as áreas do conhecimento, garantindo uma aprendizagem significativa.

Para isso, conta com uma equipe de professoras e professores pedagogos e especialistas nas áreas de Arte, Música, Inglês, Filosofia e Educação Física.

Os estudantes que participam do Período Integral, contam com horários específicos para as orientações de estudo, tarefas, pesquisas e trabalhos, momentos na biblioteca, jogos e brincadeiras, Teatro, Natação, Dança, Taekwondo e ainda participação das atividades de orientação nutricional com projetos específicos na área da alimentação e sustentabilidade.

Horário

De 2ª a 6ª-feira, das 13h00 às 17h30.

Componentes Curriculares

Língua Portuguesa | Artes Visuais e Música | Educação Física | Inglês | Matemática | Ciências | História | Geografia | Filosofia

Profissionalismo e dedicação

 

Equipe Colégio Ofélia

Jessica Sacuman – Coordenadora Pedagógica
Livia Guimarães Arruda
– Coordenadora Pedagógica 
Wylma Espinheira Teixeira Ferraz Lima – Orientadora Educacional

1º Ano A – Emilene Pardo Silveira
2 º Ano A – Sheila Tomita
2º Ano B – Mirella Nascimento Canto
3º Ano A – Cyndel Nunes Augusto
3º Ano B – Lara Sabbatini
4º Ano – Monica da Costa
5º Ano – Marcia Garcia
Profª auxiliar – Renata Ferreira (2º ao 5º ano)

Artes – Leonardo Polo Tavares
Educação Física – Andréa Elisa Boscolo e Antônio Carlos Vitorasso
Filosofia – Guilherme Gomes
Inglês – Edson Manoel dos Santos
Música – Maucha Rocha Barros (1º e 2º ano)
Música – Gabriel Corrêa (3º, 4º e 5º ano)
Tecnologia – Cleiton Mello