Manhã de Convivência tem palestra e atividades recreativas para estudantes e familiares

No sábado, 18 de maio de 2024, aconteceu mais uma edição da Manhã de Convivência do Ofélia. O evento, idealizado com a proposta de aproximar as famílias da escola, contou com a palestra sobre ‘Conflitos na escola’, com a educadora parental Ana Paula Dibi, além de atividades artísticas, esportivas e recreativas, voltadas aos estudantes e seus familiares.

Considerado um momento importante no calendário escolar, a Manhã de Convivência é planejada pela equipe pedagógica com o objetivo de fortalecer os vínculos da escola com sua comunidade escolar.

“As diversas atividades propostas buscam proporcionar a integração entre as famílias, vivências em conjunto com estudantes, crianças, professores e professoras. É uma oportunidade para que possamos reconhecer nossa comunidade de aprendizagem e como as responsabilidades compartilhadas são um caminho muito potente para a formação e aprendizagem”, explica o coordenador pedagógico do Ensino Fundamental II e Médio, Luis Fernando Massagardi.

Alessandra e Marcelo com a filha Estela (Foto: Divulgação)

Mais que participar, as famílias também aprovam a programação diversificada do evento.

“Quando a Ana Paula iniciou a conversa agradecendo ao Ofélia pela oportunidade e falando que muitas outras escolas não estão abertas para esse tema ‘conflitos’, foi muito gratificante, porque nós entendemos que fizemos uma escolha muito boa lá atrás, na escolha da escola da nossa filha. Desde o ambiente e tudo o que acontece, o que é oferecido como projeto pedagógico, é importante também para nossa reflexão, como pais. E momentos como essa conversa com especialistas nos permite refletir e usar os aprendizados no dia a dia também. Nós achamos essa oportunidade sensacional”, destaca  Alessandra e Marcelo, pais da Estela, estudante do 3º ano do Ensino Fundamental I.

Para eles, esse tipo de contato com a escola é rico também para fortalecer as relações.

“Aqui nós formamos uma comunidade mesmo. Os pais se conhecem, formam laços maiores com a escola e com quem está envolvido com ela, e a gente acaba nesses encontros conseguindo compreender melhor o trabalho que a escola desenvolve”, completa Marcelo.

O coordenador Luis Fernando destacou ainda a importância da programação do encontro, pensada para atender às famílias e aos estudantes.

“Esse momento, da palestra, trouxe uma reflexão importante sobre as dinâmicas que envolvem os conflitos e como famílias e escola devem buscar entender esses momentos como uma situação de aprendizagem e de busca de recursos para a mediação. Também tivemos oficinas de artes, atividades esportivas e karaoke, fazendo do evento um espaço de acolhimento, reflexão e diversão”, conclui Massagardi.

Palestra sobre ‘Conflitos na escola’ 

Um dos destaques da programação, a palestra sobre ‘Conflitos na escola’ trouxe os conhecimentos da doutora e mestre em Educação pela FE-USP, e educadora parental, Ana Paula Dini. 

Familiares participaram da palestra sobre ‘Conflitos na escola’ (Foto: Divulgação)

Idealizadora de um método de aprimoramento de relacionamento interpessoal, que se baseia na conexão entre adultos e crianças por meio da comunicação amorosa e assertiva, Ana Paula falou sobre a importância de trabalhar o tema conflitos interpessoais que acontecem no ambiente escolar com as famílias.

“Tratar esse tema de uma forma sistêmica, envolvendo as famílias, é muito importante porque quando as crianças chegam em casa com uma série de colocações sobre o que elas vivenciaram na escola, as famílias em geral se desesperam. Por isso, é importante tratar isso de uma maneira mais natural e compreender que os conflitos fazem parte da constituição do ser humano é de grande importância. Esse foi um momento muito precioso e eu fiquei muito feliz em ter podido compartilhar isso com as famílias do Ofélia”, comemora Ana Paula. 

A coordenadora pedagógica da Educação Infantil e Ensino Fundamental I, Jessica Sacuman, destaca ainda que, além de proporcionar momentos fundamentais para estreitar os laços entre escola, estudantes e comunidade, as Manhãs de Convivência colocam a escola como componente que vai além da ‘sala de aula’.

“Nas Manhãs de Convivência podemos vivenciar trocas importantes com as famílias, realizar momentos de formação/reflexão para a comunidade e proporcionar momentos pedagógicos, esportivos e divertidos para as crianças e seus familiares. Essa troca é muito rica, pedagogicamente falando, pois também mostra para os estudantes que a escola vai além das aulas convencionais. É o lugar da vivência e da experimentação. E para as famílias buscamos garantir a parceria e continuar o trabalho da relação de confiança”, completa Jessica.

A próxima edição da Manhã de Convivência está marcada para o dia 24 de agosto e o evento terá uma programação muito especial para todos!  

Clique aqui para conferir a galeria de fotos da Manhã de Convivência

Leave a Comment