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s Tecnologia e Cultura
Este é o tema do Projeto Anual do Ensino Médio. Os conceitos de Tecnologia e Cultura abrangem uma diversidade de abordagens temáticas e processos históricos. Neste ano iremos explorar conhecimentos científicos de tecnologia industrial passando também por saberes ancestrais. Entendendo que esses conhecimentos são socialmente construídos e permeados por relações de poder, iremos desenvolver o trabalho de campo com o objetivo de desenvolver essas investigações.
“Tomara que estes encontros criativos que ainda estamos tendo a oportunidade de manter animem a nossa prática, a nossa ação, e nos dêem coragem para sair de uma atitude de negação da vida para um compromisso com a vida, em qualquer lugar, superando as nossas incapacidades de estender a visão a lugares para além daqueles a que estamos apegados e onde vivemos, assim como às formas de sociabilidade e de organização de que uma grande parte dessa comunidade humana está excluída, que em última instância gastam toda a força da Terra para suprir sua demanda de mercadorias, segurança e consumo.” Airton Krenak
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) reconhece a importância do estudo da cultura e tecnologia na formação integral dos cidadãos. Através das competências e habilidades específicas, a BNCC busca promover a compreensão crítica do conhecimento socialmente construído, a valorização da diversidade cultural, a construção de uma consciência socioambiental responsável e as diferentes inserções e relações sociais no desenvolvimento científico e tecnológico.
Também de acordo com nosso compromisso como membros do Programa de Escolas Associadas da UNESCO (PEA-UNESCO) buscamos durante todo o projeto Anual explorar os temas dentro das áreas temáticas propostas:
Ano Internacional da Ciência e Tecnologia Quântica
Desenvolvimento sustentável e estilos de vida sustentáveis.
Aprendizagem intercultural e valorização da diversidade e do patrimônio cultural.
Assim, nossa viagem de Estudo do Meio encontra terreno fértil para que essas competências e temas sejam vivenciadas e desenvolvidas. Além disso, é de grande importância que estudantes possam realizar suas pesquisas em um trabalho de campo e viver experiências coletivas com colegas fora da escola.
Este ano o roteiro escolhido para a realização do Estudo foram as cidades de Paraty e de Angra dos Reis.
Durante os séculos a região passou de um ponto importante na exportação do ouro para momentos de quase abandono. Enquanto abriam-se estradas pelo resto do país, continuava se chegando a Paraty como na época Colonial: de barco, vindo de Angra dos Reis ou, a partir de 1950, por terra, via Cunha, em estrada que só comportava movimento quando não chovia e que aproveitava em parte o trecho da velha estrada do ouro e do café.
Este isolamento involuntário foi, paradoxalmente, o que preservou não só a estrutura arquitetônica urbana da cidade como também seus usos e costumes. Atualmente, a cidade é um destino turístico reconhecido nacionalmente por seu patrimônio histórico e cultural, com o casario e igrejas em estilo colonial, calendário cultural diversificado, celebrações de festas religiosas tradicionais e suas manifestações artísticas, além das belas praias e ilhas que se integram à Mata Atlântica.
O Saco do Mamanguá é um desses locais que, ao se visitar, se tem a sensação de que o tempo deveria parar e que tudo deveria permanecer exatamente assim, com sua beleza sem igual. Com uma entrada de mar com 8 km de extensão e 2 km de largura. Possui 33 praias e 8 comunidades caiçaras.
O fundo do Mamanguá tem uma belíssima área de mangue super preservada. A biodiversidade do local realmente impressiona. Muitas espécies de árvores, bromélias, flores podem ser vistas. No mangue, podem ser vistos facilmente diversos pássaros e caranguejos.
Além do trabalho com a comunidade, o estudo ambiental que tem no desenvolvimento sustentável o seu foco principal, proporciona um melhor conhecimento dos ecossistemas locais e sua relação com os moradores. Além de ser um importante criadouro marinho, o Saco de Mamanguá apresenta manguezais bem preservados e ambientes pertencentes ao ecossistema da Mata Atlântica que são utilizados pela sua população tradicional.
As atividades propostas são baseadas em processos de vivência em contato direto com a natureza. Com o estudo teremos a oportunidade de caminhar em trilhas pela Mata Atlântica, remar em canoas no interior do Manguezal, contato com a comunidade local para o conhecimento e vivências de tecnologias ancestrais como o manejo sustentável dos caixetais para a produção de artesanato.
O Centro de Angra hoje está bastante modificado, os casarões antigos e as ruas de paralelepípedo, deram lugar para as construções mais modernas e ruas asfaltadas. O centro é pequeno porém se encontra de tudo, supermercado, farmácia, clínicas médicas, agências bancárias etc. Aqui nesta seção você poderá conhecer um pouco mais das principais ruas do centro da cidade e de locais importantes que ficam próximos ao centro e são pontos de referência para os turistas que visitam Angra dos Reis.
Nossa visita estará direcionada para as instalações das Usinas Nucleares com o objetivo de investigar o desenvolvimento científico tecnológico na construção e funcionamento das Usinas.
O Brasil tem apenas duas usinas nucleares, Angra 1 e Angra 2, responsáveis pela produção de 3% da energia consumida no país – para comparação, a usina hidrelétrica de Itaipu gera 15%.
A instalação das usinas em Angra levou em conta justamente a proximidade tanto do Rio como de São Paulo. Dessa forma, é mais fácil transmitir a energia produzida para os grandes centros de consumo. Além disso, estar perto do mar é importante, já que é preciso muita água para resfriar o sistema – vale dizer que essa água não entra em contato com a radioatividade.
1º dia (27 de agosto, quarta-feira)
Embarque em ônibus fretado com destino a Paraty – RJ
Chegada e acomodação na Pousada da Condessa
Almoço
Atividades no Centro Histórico para reconhecimento e compreensão sobre o processo de formação de Paraty
Casa da Cadeia
Matriz N.S. dos Remédios
Casa Paroquial
Igreja de Santa Rita dos Pardos Liberto
Cais e Porto
Mercado
Caminhada comparativa no centro comercial e centro histórico
Entrevista com moradores e turistas
Temas principais abordados durante as atividades:
Patrimônio Histórico
Processo Histórico de formação de Paraty
Ações e transformações do Turismo
Economia criativa
Tecnologia colonial e construções históricas
Manifestações culturais e ancestralidade
Retorno para a pousada
Lazer dirigido
Jantar
2º dia (28 de agosto, quinta-feira)
Café da manhã
Embarque para Paraty-Mirim
Travessia de escuna para o Saco de Mamanguá.
Atividades no Saco do Mamanguá:
Praias – Curupira – Regato – Praia Grande
Embarque em canoas – do Sucupira até o Regato
Atividade em canoas pelo manguezal
Estudo da transição do manguezal para a Mata Atlântica.
Almoço na Dona Gracinha.
Conversa com artesãos e pescadores.
Caminhada para Curupira pela trilha.
Atividades práticas com pescador.
Temas principais abordados durante as atividades:
Conceito de desenvolvimento sustentável,
Estado de preservação dos ambientes marinhos,
Caixetais e manejo sustentável da caixeta para produção de artesanatos,
Cultura caiçara,
Tecnologia ancestral e sustentável
Ação antrópica na mata
Retorno de baleeira até a Praia Grande
Retorno na escuna para Paraty
Jantar
Passeio pela cidade
3º dia (29 de agosto, sexta-feira)
Café da manhã.
Embarque para Angra dos Reis
Atividade de reconhecimento da cidade
Atividade na Usina Nuclear de Angra dos Reis
Temas principais abordados durante as atividades:
Tecnologia industrial
Desenvolvimento tecnológico nacional
Dilemas relacionados à tecnologia nuclear
Desenvolvimento científico e tecnológico
História da energia nuclear no Brasil
Sociedade e meio ambiente.
Almoço.
Saída para São Paulo.
Chegada em frente ao Colégio.
Pousada da Condessa – www.pousadadacondessa.com.br
A Pousada da Condessa, em Paraty, está muito perto do Centro Histórico. Seus 46 apartamentos estão instalados em uma área de 10 mil metros quadrados, com mais de 3 mil metros de jardins exuberantes. Nossa excelente infraestrutura dispõe de estacionamento próprio no local, piscina com raia semi olímpica, sauna a vapor, academia completa, centro de massoterapia, salas de tv, jogos e leitura e restaurante.
Se tiver dúvidas veja nosso passo a passo.
O Ofélia acredita na educação de excelência e desenvolve uma proposta pedagógica focada no pensar reflexivo e na formação de cidadãos críticos, criativos e conscientes sobre seu protagonismo perante a sociedade.
Agende uma visita para conhecer nosso projeto pedagógico e instalações.
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De 2ª a 6ª feira, das 8h às 13h
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