Ensino Médio

Ensino Médio

 

Escolhas responsáveis

Etapa caracterizada por um momento importante e significativo para o exercício das capacidades de escolhas responsáveis, para o futuro da vida acadêmica e pela contribuição das oportunidades de reflexão sobre o processo de escolha profissional.

O projeto pedagógico do Ensino Médio promove possibilidades de encontros dos estudantes com profissionais da comunidade, em busca de fonte para as pesquisas da futura trajetória na universidade e no mercado de trabalho. Além desta estratégia, os estudantes participam de simulados para que experimentem o formato dessas avaliações. Participam, no final do 3º ano, do ENEM e de vestibulares das universidades, de acordo com seus interesses.

A prática pedagógica visa ampliar a capacidade de reflexão e crítica, a competência leitora, a análise e a produção de textos em diferentes linguagens, além de potencializar o interesse pelo desenvolvimento científico e tecnológico.

Para atender o cronograma do Novo Ensino Médio, além das disciplinas do currículo base, os estudantes do Ensino Médio contam com três itinerários formativos. São eles: Ciências HumanasLinguagens; e Ciências da Natureza e Matemática. As disciplinas têm como proposta estimular ainda mais o engajamento e o protagonismo dos estudantes, que há alguns anos já contam com as atividades das disciplinas eletivas.

Outra área que o Ensino Médio contempla é a do empreendedorismo e do projeto de vida, com as mesas redondas que levam profissionais, das mais variadas áreas, ao encontro das turmas, além do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), do 3º ano.

O novo Ensino Médio no Ofélia

 

Conselho Nacional de Educação

Com suas diretrizes curriculares nacionais atualizadas pelo Conselho Nacional de Educação, o novo Ensino Médio pretende assegurar o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores capazes de formar as novas gerações para lidar com desafios pessoais, profissionais, sociais, culturais e ambientais do presente e do futuro.

Desta forma, os itinerários formativos visam integrar e criar oportunidades para que os estudantes vivenciem experiências educativas associadas à realidade contemporânea, que promovam a sua formação autoral.

Para isso, os estudantes são envolvidos em situações de aprendizagem que os permitam produzir conhecimentos, criar, intervir na realidade e empreender projetos, de acordo com seus interesses, de modo que possam se aprofundar e ampliar as aprendizagens em uma ou mais áreas do conhecimento.

Vale destacar que, durante os três anos do Ensino Médio, os estudantes deverão realizar um itinerário formativo por completo, passando por todos os eixos de estudo.

Profissionalismo e dedicação

 

Equipe Colégio Ofélia

Coordenador Pedagógico (6º ano ao Ensino Médio) – Luis Massagardi
Coordenador Pedagógico de Ciências da Natureza e Matemática (6º ano ao Ensino Médio) – Henrique Kurosaki
Orientadora Educacional (6º ano ao Ensino Médio) – Jessica Sacuman

Artes Visuais – Taissa Montiel 
Biologia – Henrique Kurosaki
Educação Física – Renato Castilho
Filosofia e Sociologia – Guilherme Gomes
Física e MTCC – Marta Souza 
Geografia – Mayara Vidal 
História e Sociologia – Luis Massagardi
Inglês – Katharina Cotrim 
Língua Portuguesa / Literatura – Ingrid Carneiro | Tatiane Righini (licença) 
Língua Portuguesa / Produção de Texto – Mariana Roche
Matemática – Marcio Motta
Química – Bruno Vieira

Ciências Humanas:
Guilherme Gomes
Mayara Vidal
Lucia Souza

Linguagens:
Bruno Vieira
Lucia Souza
Tatiane Reghini (licença)
Mariana Roche 
Taissa Montiel

Ciências da Natureza e Matemática:
Bruno Vieira
Marcio Motta
Marta Souza