Ensino Médio
- Home »
- Ensino Médio »
Ensino Médio
Escolhas responsáveis
Etapa caracterizada por um momento importante e significativo para o exercício das capacidades de escolhas responsáveis, para o futuro da vida acadêmica e pela contribuição das oportunidades de reflexão sobre o processo de escolha profissional.
O projeto pedagógico do Ensino Médio promove possibilidades de encontros dos estudantes com profissionais da comunidade, em busca de fonte para as pesquisas da futura trajetória na universidade e no mercado de trabalho. Além desta estratégia, os estudantes participam de simulados para que experimentem o formato dessas avaliações. Participam, no final do 3º ano, do ENEM e de vestibulares das universidades, de acordo com seus interesses.
A prática pedagógica visa ampliar a capacidade de reflexão e crítica, a competência leitora, a análise e a produção de textos em diferentes linguagens, além de potencializar o interesse pelo desenvolvimento científico e tecnológico.
Outra área que o Ensino Médio contempla é a do empreendedorismo e do projeto de vida, com as mesas redondas que levam profissionais, das mais variadas áreas, ao encontro das turmas, além do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), do 3º ano.
O novo Ensino Médio no Ofélia
Conselho Nacional de Educação
Com suas diretrizes curriculares nacionais atualizadas pelo Conselho Nacional de Educação, o novo Ensino Médio pretende assegurar o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores capazes de formar as novas gerações para lidar com desafios pessoais, profissionais, sociais, culturais e ambientais do presente e do futuro.
Desta forma, os itinerários formativos visam integrar e criar oportunidades para que os estudantes vivenciem experiências educativas associadas à realidade contemporânea, que promovam a sua formação autoral.
Para isso, os estudantes são envolvidos em situações de aprendizagem que os permitam produzir conhecimentos, criar, intervir na realidade e empreender projetos, de acordo com seus interesses, de modo que possam se aprofundar e ampliar as aprendizagens em uma ou mais áreas do conhecimento.
Vale destacar que, durante os três anos do Ensino Médio, os estudantes deverão realizar um itinerário formativo por completo, passando por todos os eixos de estudo.
Itinerários formativos
Ciências
Linguagens
Ciências da Natureza e Matemática
Formação geral básica
Filosofia | Sociologia | Geografia e História | Literatura | Produção de Texto | Inglês | Artes | Educação Física | Biologia | Física | Química | Matemática
A coordenação pedagógica do ciclo é dividida nas áreas do conhecimento: Ciências Humanas; Linguagens; Ciências da Natureza e Matemática, o que possibilita um acompanhamento específico na formação da equipe pedagógica, na estruturação do currículo e na reflexão sobre as estratégias de aula. Ainda, a orientação educacional auxilia estudantes e grupos na construção de vínculos e nas organizações escolares.
Profissionalismo e dedicação
Equipe Colégio Ofélia
Henrique Kurosaki – Coordenador Pedagógico (Ciências da Natureza e Exatas)
Luis Fernando Massagardi – Coordenador Pedagógico (Ciências Humanas)
Tatiane Mattos – Coordenadora Pedagógica (Códigos e Linguagem)
Artes – Taissa Montiel
Biologia – Henrique Kurosaki
Educação Física – Renato Castilho
Filosofia e Sociologia – Guilherme Gomes
Física – Marta de Souza Rodrigues
Geografia – Mayara Vidal
História – Luís Fernando Massagardi
Inglês – Katharina de Lacquila
Língua Portuguesa / Literatura – Tatiane Righini
Língua Portuguesa / Texto – Conrado Augusto Barbosa
Matemática – Marcio Motta
Química – Bruno Vieira
Bruno Vieira
Henrique Kurosaki
Marcio Motta
Marta Souza
Ciências Humanas
Artur Attarian
Diego Cuesta
Guilherme Gomes
Mayara Vidal
Lucia Souza
Linguagens
Bruno Vieira
Conrado Barbosa
Lucia Souza
Tatiane Reghini