Ensino Médio

Etapa caracterizada pelo momento importante e significativo para o exercício das capacidades de escolhas responsáveis, para o futuro da vida acadêmica e pela contribuição das oportunidades de reflexão sobre o processo de escolha profissional.

Nosso projeto promove possibilidades de encontros dos estudantes com profissionais da comunidade em busca de fonte para as pesquisas da futura trajetória na universidade e no mercado de trabalho. Além desta estratégia nossos estudantes participam de  simulados para que experimentem o formato dessas avaliações. Participam no final do 3º Ano do ENEM e vestibulares das universidades do interesse de cada estudante.

Nossa prática pedagógica visa ampliar a capacidade de reflexão e crítica, a competência leitora, a análise e produção de textos em diferentes linguagens e potencializar o interesse pelo desenvolvimento científico e tecnológico.

Para atender o cronograma do novo Ensino Médio, além das disciplinas do currículo base, os estudantes do Ensino Médio contam com três itinerários formativos. São eles: Ciências HumanasLinguagens; e Ciências da Natureza e Matemática. As disciplinas tem como proposta estimular ainda mais o engajamento e o protagonismo dos estudantes do Ofélia, que há alguns anos já contam com as atividades das disciplinas eletivas.

Outra área que o Ensino Médio contempla é a do empreendedorismo e projeto de vida, com as mesas redondas sobre profissões, que levam profissionais das mais variadas áreas ao encontro das turmas, além do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), do 3º ano.

O novo Ensino Médio no Ofélia

Com suas diretrizes curriculares nacionais atualizadas pelo Conselho Nacional de Educação, o novo Ensino Médio pretende assegurar o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores capazes de formar as novas gerações para lidar com desafios pessoais, profissionais, sociais, culturais e ambientais do presente e do futuro.

Desta forma, os itinerários formativos visam integrar e criar oportunidades para que os estudantes vivenciem experiências educativas associadas à realidade contemporânea, que promovam a sua formação autoral.

Para isso, os estudantes serão envolvidos em situações de aprendizagem que os permitam produzir conhecimentos, criar, intervir na realidade e empreender projetos, de acordo com seus interesses, de modo que possam se aprofundar e ampliar as aprendizagens em uma ou mais áreas do conhecimento.

Vale destacar que durante os três anos do Ensino Médio, os estudantes deverão realizar um itinerário formativo por completo, passando por todos os eixos de estudo.

Formação Geral Básica Filosofia, Sociologia, Geografia e História.
Literatura, Produção de Texto, Inglês, Artes e Educação Física.
Biologia, Física, Química e Matemática.
Itinerários Formativos Ciências
Linguagens
Ciências da Natureza e Matemática                                               

A Coordenação Pedagógica do ciclo é dividida nas áreas do conhecimento (Ciências Humanas, Linguagens, Ciências da Natureza e Matemática), o que possibilita um acompanhamento específico na formação da equipe pedagógica, na estruturação do currículo e na reflexão sobre as estratégias de aula. Ainda, a Orientação Educacional auxilia estudantes e grupos na construção de vínculos e nas organizações escolares.

Visite o Colégio Ofélia Fonseca
Divisória laranja

equipe pedagógica

Luis Fernando Massagardi – Coordenador Pedagógico (Ciências Humanas) (luisfernando@ofelia.com.br)
Henrique Kurosaki – Coordenador Pedagógico (Ciências da Natureza e Exatas ) (henrique@ofelia.com.br)
Tatiane Mattos – Coordenadora Pedagógica (Códigos e Linguagem) (tatiane@ofelia.com.br)

PROFESSORES

Biologia – Prof. Henrique Kurosaki
Educação Física – Prof. Renato Gonçalves Castilho
Filosofia – Prof. Guilherme Szymanski
Sociologia (Política e Sociedade) – Prof. Guilherme Szymanski e Prof. Luis Fernando Massagardi
Física – Profª. Marta de Souza Rodrigues
Geografia – Profª. Mayara Vidal
História – Prof. Luis Fernando Massagardi
Inglês – Profª. Gabriela Moura
Língua Portuguesa / Literatura – Tatiane Righini
Língua Portuguesa / Produção de Texto – Prof Conrado Augusto Barbosa
Matemática – Prof. Marcio Motta
Química – Prof. Bruno Vieira
Tecnologia – Prof Cleiton Mello

ELETIVAS

Eletiva 1 – Tecnologia e Programação – Fernando Maia Nardelli
Eletiva 2 – Fotografia Criativa e Processos Midiáticos – Diego Arvate