Ensino Médio


Etapa caracterizada pelo momento importante e significativo para o exercício das capacidades de escolhas responsáveis, para o futuro da vida acadêmica e pela contribuição das oportunidades de reflexão sobre o processo de escolha profissional.
Nosso projeto promove possibilidades de encontros dos estudantes com profissionais da comunidade em busca de fonte para as pesquisas da futura trajetória na universidade e no mercado de trabalho. Além desta estratégia nossos estudantes participam de simulados para que experimentem o formato dessas avaliações. Participam no final do 3º Ano do ENEM e vestibulares das universidades do interesse de cada estudante.
Nossa prática pedagógica visa ampliar a capacidade de reflexão e crítica, a competência leitora, a análise e produção de textos em diferentes linguagens e potencializar o interesse pelo desenvolvimento científico e tecnológico.
Outra área que o Ensino Médio contempla é a do empreendedorismo e projeto de vida, com as mesas redondas sobre profissões, que levam profissionais das mais variadas áreas ao encontro das turmas, além do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), do 3º ano.
O novo Ensino Médio no Ofélia
Com suas diretrizes curriculares nacionais atualizadas pelo Conselho Nacional de Educação, o novo Ensino Médio pretende assegurar o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores capazes de formar as novas gerações para lidar com desafios pessoais, profissionais, sociais, culturais e ambientais do presente e do futuro.
Desta forma, os itinerários formativos visam integrar e criar oportunidades para que os estudantes vivenciem experiências educativas associadas à realidade contemporânea, que promovam a sua formação autoral.
Para isso, os estudantes serão envolvidos em situações de aprendizagem que os permitam produzir conhecimentos, criar, intervir na realidade e empreender projetos, de acordo com seus interesses, de modo que possam se aprofundar e ampliar as aprendizagens em uma ou mais áreas do conhecimento.
Vale destacar que durante os três anos do Ensino Médio, os estudantes deverão realizar um itinerário formativo por completo, passando por todos os eixos de estudo.
Formação Geral Básica | Filosofia, Sociologia, Geografia e História. Literatura, Produção de Texto, Inglês, Artes e Educação Física. Biologia, Física, Química e Matemática. |
---|
Itinerários Formativos | Ciências Linguagens Ciências da Natureza e Matemática |
---|
A Coordenação Pedagógica do ciclo é dividida nas áreas do conhecimento (Ciências Humanas, Linguagens, Ciências da Natureza e Matemática), o que possibilita um acompanhamento específico na formação da equipe pedagógica, na estruturação do currículo e na reflexão sobre as estratégias de aula. Ainda, a Orientação Educacional auxilia estudantes e grupos na construção de vínculos e nas organizações escolares.
equipe pedagógica
Luis Fernando Massagardi – Coordenador Pedagógico (Ciências Humanas) (luisfernando@ofelia.com.br)
Henrique Kurosaki – Coordenador Pedagógico (Ciências da Natureza e Exatas ) (henrique@ofelia.com.br)
Tatiane Mattos – Coordenadora Pedagógica (Códigos e Linguagem) (tatiane@ofelia.com.br)
PROFESSORES
Biologia – Prof. Henrique Kurosaki
Educação Física – Prof. Renato Gonçalves Castilho
Filosofia – Prof. Guilherme Szymanski
Sociologia (Política e Sociedade) – Prof. Guilherme Szymanski e Prof. Luis Fernando Massagardi
Física – Profª. Marta de Souza Rodrigues
Geografia – Profª. Mayara Vidal
História – Prof. Luis Fernando Massagardi
Inglês – Profº Pedro Carvalho
Língua Portuguesa / Literatura – Tatiane Righini
Língua Portuguesa / Produção de Texto – Prof Conrado Augusto Barbosa
Matemática – Prof. Marcio Motta
Química – Prof. Bruno Vieira
Tecnologia – Prof Cleiton Mello
Itinerários Formativos
Ciências Humanas
Arthur Attarian Cardoso Camarero
Gabriela Kaufman Sachetto
Guilherme Szymanski Ribeiro Gomes
Mayra Vidal
Linguagens
Diego Avarte
Bruno Vieira
Conrado Augusto Barbosa
Gabriela Kaufmann Sacchetto
Tatiane Reghini
Ciências da Natureza e Matemática
Bruno Vieira
Marcio Motta