Educação Infantil

As crianças são seres únicos, completos e em desenvolvimento. Por isso, nossa equipe docente da Educação Infantil acredita que pensar as infâncias é respeitar a pluralidade e considerar as mais variadas formas de ser criança. 

O lúdico, a brincadeira e a fantasia fazem parte do ser criança e das mais variadas formas de viver as infâncias. Desta forma, podemos assegurar um processo de ensino/aprendizagem dialógico, no sentido de que quem ensina aprende, e quem aprende ensina. 

Nossa equipe da Educação Infantil leva em consideração ainda a importância das interações entre pares e com adultos, que acontece por meio de atividades intergrupos realizadas para que as crianças possam conviver e conhecer crianças de outros grupos, além da construção de uma relação com os funcionários da escola, reforçando a importância do papel de cada um no coletivo. 

Outro fator importante envolve o papel das brincadeiras no desenvolvimento, porque vemos no brincar um leque infinito de possibilidades que favorecem a experimentação, a interação, a exploração, a criação e a expressão, entre outras possibilidades. 

Destacamos ainda a importância das experiências e dos campos de experiência para promover o desenvolvimento e aprendizagens das crianças, dos percursos investigativos e do desenvolvimento de sua autonomia.

Nosso percurso investigativo não objetiva o fim, nem o tem como certo, tendo em vista que é no próprio caminho percorrido onde os efeitos atravessam e transformam as crianças. Não havendo controle sobre quais serão os impactos das investigações, aproveita-se o momento, o vivido, a experiência, a experimentação, sempre direcionada por objetivos pedagógicos muito bem planejados, mas não fixando sentidos, para que as crianças possam ser agentes do processo.

Tudo isso para promover o desenvolvimento integral do indivíduo, de modo que as crianças construam sua autonomia a fim de identificar situações, solucionar problemas, tomar decisões, conviver e respeitar as diversidades. Através da elaboração da autonomia, a criança é capaz de exercer seu protagonismo social, compreendendo seu papel diante do mundo que a cerca.

Outras informações: atendemos crianças com idade entre 1 ano  e 8 meses até 5 anos, que são divididas em grupos com, no máximo, 15 crianças divididas em grupos nomeados, G1, G2, G3 e G4. Cada grupo é acompanhado por dois profissionais licenciados em Pedagogia e Cursos de Especialização. Em parceria, temos professores especialistas em: artes, música, inglês, movimento e aquática, garantindo assim a interdisciplinaridade.

O planejamento da Educação Infantil é pautado nos campos de experiências, direitos de aprendizagem e desenvolvimento da Base Nacional Curricular Comum e estabelecidos a partir dos eixos: Educar, Cuidar, Interação e Brincadeiras.

A alimentação saudável também é um fator importante. Por isso, todos os lanches são fornecidos pelo colégio e elaborados por uma nutricionista.

A adaptação dos novos estudantes é feita gradualmente, respeitando o ritmo de cada criança, até que elas se sintam confiantes e seguras.

Horário: das 13h às 17h30 com a opção de Período Integral das 8h às 17h30.

Clique aqui para consultar informações sobre o Período Integral

Componentes Curriculares Línguagem Oral e Escrita, Inglês, Artes Visuais, Música, Movimento / Atividade Aquática, Natureza e Sociedade, Matemática e Brincar.
Visite o Colégio Ofélia Fonseca
Divisória laranja

equipe pedagógica

Lívia Guimarães Arruda – Coordenadora Pedagógica (livia@ofelia.com.br)
Wylma Espinheira Teixeira Ferraz – Orientadora Educacional (wylma@ofelia.com.br)

PROFESSORES

G1 A – Natália Massad Tabonne e Ticiane Franciozi
G1 B – Juliana Couto de Lucena e Antonia Souza Gomes
G2 – Giulia Marsani Ricci e Luciane Ferreira
G3 A – Fabio Gomes Coimbra e Gabriela Nogueira
G4 A –  Jessica Sacuman e Sophia Frenk
G4B – Cyndel Nunes Augusto e Sophia Frenk

EQUIPE E ESPECIALISTAS

Artes – Prof. Leonardo Polo Tavares
Educação Física – Prof. Antônio Carlos Vitorasso
Inglês – Prof. Edson Manoel dos Santos
Música – Profª. Maucha Rocha Barros