Educação Infantil

Educação Infantil

 

Ensinar e aprender

As crianças são seres únicos, completos e em desenvolvimento. Por isso, a equipe docente da Educação Infantil acredita que pensar as infâncias é respeitar a pluralidade e considerar as mais variadas formas de ser criança. 

O lúdico, a brincadeira e a fantasia fazem parte do ser criança e das mais variadas formas de viver as infâncias. Desta forma, podemos assegurar um processo de ensino/aprendizagem dialógico, no sentido de que quem ensina aprende, e quem aprende ensina. 

Nossa equipe da Educação Infantil leva em consideração ainda a importância das interações entre pares e com adultos, que acontece por meio de atividades intergrupos realizadas para que as crianças possam conviver e conhecer crianças de outros grupos, além da construção de uma relação com os funcionários da escola, reforçando a importância do papel de cada um no coletivo. 

Outro fator importante envolve o papel das brincadeiras no desenvolvimento, porque vemos no brincar um leque infinito de possibilidades que favorecem a experimentação, a interação, a exploração, a criação e a expressão, entre outras possibilidades. 

Destacamos ainda a importância das experiências e dos campos de experiência para promover o desenvolvimento e a aprendizagem das crianças, dos percursos investigativos e do desenvolvimento de sua autonomia.

Nosso percurso investigativo não objetiva o fim, nem o tem como certo, tendo em vista que é no próprio caminho percorrido, onde os efeitos atravessam e transformam as crianças. Não havendo controle sobre quais serão os impactos das investigações, aproveita-se o momento, o vivido, a experiência, a experimentação, sempre direcionada por objetivos pedagógicos muito bem planejados, mas não fixando sentidos, para que as crianças possam ser agentes do processo.

Tudo isso para promover o desenvolvimento integral do indivíduo, de modo que as crianças construam sua autonomia a fim de identificar situações, solucionar problemas, tomar decisões, conviver e respeitar as diversidades. Por meio da elaboração da autonomia, a criança é capaz de exercer seu protagonismo social, compreendendo seu papel diante do mundo que a cerca.

Outras informações: atendemos crianças com idade entre 1 ano e 8 meses até 5 anos, que são divididas em grupos com, no máximo, 15 crianças, divididas em grupos nomeados: G1, G2, G3 e G4. Cada grupo é acompanhado por dois profissionais licenciados em Pedagogia e Cursos de Especialização. Em parceria, temos professores especialistas em: Artes; Música; Inglês; Movimento e Aquática, garantindo assim a interdisciplinaridade.

O planejamento da Educação Infantil é pautado nos campos de experiências, direitos de aprendizagem e desenvolvimento da Base Nacional Curricular Comum e estabelecidos a partir dos eixos: Educar; Cuidar; Interação; e Brincadeiras.

A alimentação saudável também é um fator importante. Por isso, todos os lanches são fornecidos pelo colégio e elaborados por uma nutricionista.

A adaptação dos novos estudantes é feita gradualmente, respeitando o ritmo de cada criança, até que elas se sintam confiantes e seguras.

Horário

De 2ª a 6ª-feira, das 13h00 às 17h30, com a opção de atendimento das crianças também no Período Integral, das 8h00 às 17h30.

Componentes curriculares

Línguagem Oral e Escrita | Inglês | Artes Visuais | Música | Movimento e Atividade Aquática | Natureza e Sociedade | Matemática | Brincar

Profissionalismo e dedicação

 

Equipe Colégio Ofélia

Jessica Sacuman – Coordenadora Pedagógica
Livia Guimarães Arruda – Coordenadora Pedagógica
Wylma Espinheira Teixeira Ferraz Lima – Orientadora Educacional

G1 – Juliana Couto e Antonia Gomes de Souza
G2 –
Natalia Tabone e Ana Cristina Moreira da Silva
G3 –
Fabio Gomes Coimbra e Giovanna Bueno
G4 –
Gabrielle Maciel e Sofia Frenk

Artes – Leonardo Polo Tavares
Cultura Popular – Bel Borges
Educação Física – Antônio Carlos Vitorasso
Inglês – Beatriz Negrão
Música – Maucha Rocha