Conceito pedagógico

Aprendizagem significativa

 

Colégio Ofélia Fonseca

No Ofélia, a aprendizagem tem significado. Os conceitos são apresentados no contexto do mundo, interligados com a vida em sociedade, criando movimentos constantes de conexão entre os saberes e a realidade.

O Ofélia desenvolve o aprendizado, desde o conhecimento prévio do estudante, até o entendimento de conceitos complexos, valorizando o significado deste aprender. Neste processo, os interesses pessoais dos estudantes são considerados, mas também são exigidos esforço e dedicação, diante da complexidade dos conhecimentos.

Outro diferencial é o respeito aos diferentes tempos, etapas e ritmos dos estudantes, buscando garantir que todos obtenham aprendizados que, de fato, façam sentido para cada um.

Avaliação formativa

 

Sistema de avaliação

O Ofélia valoriza o processo de aprendizagem do estudante. Para garantir uma aprendizagem significativa, as avaliações são feitas para que os estudantes – e também os professores – entendam as etapas deste processo e avaliem o aprendizado de maneira formativa.

No Ofélia as avaliações geram não apenas diagnósticos, mas também ações e intervenções que buscam melhorar a aprendizagem. Estimulando também a autonomia nos estudantes, são realizadas diversas avaliações que os ajudam a reconhecer seu momento no processo e quais as melhorias, as posturas e os recursos que têm à disposição para ampliar sua aprendizagem.

Interação acadêmica

01

Pontualidade nas entregas, empenho e comprometimento, material didático, autoria, interferência, pertinência e qualidade.

Interação social

02

Respeito, escuta, autonomia, pontualidade com o horário das aulas, postura adequada nas diferentes propostas de atividades.

Sistema de avaliação

03

Conheça agora, na íntegra, o nosso sistema de avaliação, clicando aqui e saiba mais sobre o que o Ofélia oferece.

Autonomia do estudante

 

Formando pessoas

O Ofélia desenvolve a autonomia de seus estudantes, seja ela intelectual, moral ou emocional. Ao reconhecer o repertório e o processo individual de aprendizagem de cada um, o projeto pedagógico do Ofélia estimula uma postura autônoma de aprendizagem entre os alunos. Por meio das relações interpessoais e dos processos coletivos, os estudantes são convidados a compreenderem seu papel e sua atuação na escola, assim como a conviver com outros desejos e ideias dos colegas. Reconhecer o outro, respeitar e trabalhar coletivamente, são valores importantes no Ofélia, que incentiva o conhecimento como forma de interagir no coletivo e influir na sociedade.

Desfragmentação do saber

 

Aprender e saber conectados

No Ofélia os aprendizados e os saberes estão sempre conectados.

Com um planejamento pedagógico feito por grandes áreas (Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Linguagens) e não apenas por disciplinas, os cursos do Ofélia propõem olhares interdisciplinares e complexos aos estudantes.

A equipe pedagógica pensa os objetivos de aprendizagem de forma coletiva, criando conexões em diversos momentos, seja em atividades permanentes ou em aulas interdisciplinares, disciplinas eletivas ou grandes projetos entre grupos.

Os conhecimentos não são adquiridos de forma isolada, mas por meio de um processo que relaciona e aplica diversos saberes durante a aprendizagem. Esta visão, aliada a uma aprendizagem significativa e realizada de forma coletiva, prepara os estudantes para que possam atuar na sociedade.