Atuação pedagógica

Língua inglesa

 

Colégio Ofélia Fonseca

As aulas de língua inglesa são preparadas e aplicadas de acordo com cada faixa etária, e são planejadas a partir de situações que consideram o cotidiano, o conhecimento linguístico e tudo aquilo que  faz parte do universo da criança e da infância.

Os encontros são planejados por meio de brincadeiras, cantos, jogos e projetos, que consideram outras áreas do conhecimento, tais como a ciência, a arte, a história…  Acreditamos na comunicação como principal via de acesso a diferentes culturas. Com auxílio de livro didático e elementos relacionados às novas tecnologias, a criança é inserida em situações reais que precisam ser mediadas por meio da língua inglesa.

O curso de língua inglesa para o Ensino Médio no Ofélia está plenamente de acordo com as diretrizes dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com a proposta de expandir os conhecimentos da língua em uso de forma contextualizada e desenvolver habilidades e estratégias de escrita, leitura, comunicação oral e compreensão auditiva. A língua é trabalhada sempre em função de seu uso em diferentes contextos e nunca analisada de forma isolada. 

Considera-se ainda essencial observar que o aprendizado da língua inglesa pode nos auxiliar a enxergar a diversidade linguística e cultural presente no mundo, além de utilizar obras literárias para praticar a língua, ajudar a entender o mundo em que vivemos e compreender a construção da língua inglesa por meio da história

Na 1ª série do Ensino Médio focamos na revisão de estruturas mais básicas e gêneros textuais menos complexos como perfil, narrativa e e-mail, entre outros. Com relação à literatura, nos aprofundamos nos estudos das obras de William Shakespeare, culminando em uma produção dramática baseada em uma de suas peças.

Na 2ª série do Ensino Médio focamos no aprofundamento do conhecimento de estruturas mais complexas e gêneros textuais mais formais como artigo, notícia e artigo de opinião, entre outros. Com relação à literatura, estudamos textos distópicos como 1984, de George Orwell, e contos autênticos em língua inglesa.

Na 3ª série do Ensino Médio priorizamos o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita com maior foco no vestibular e exames de ingresso em universidades internacionais. Os gêneros textuais trabalhados são resumo, artigo de opinião e comunicação oral. Com relação à literatura, estudamos Frankenstein de Mary Shelley, explorando as relações possíveis de serem feitas com nossa realidade atual.

Música e ritmo

 

Conhecimento musical

Musica I – Infantil ao 2º ano

As aulas de Música (da Educação Infantil ao 2º ano do Ensino Fundamental I) têm como principal objetivo aproximar os estudantes do universo sonoro, estimulando a construção do conhecimento musical nos seus múltiplos aspectos.

Integrando propostas práticas de exploração sonora, criação, reprodução, escuta, canto, arranjos musicais, movimento, jogos e brincadeiras, com a constante reflexão sobre o fazer musical, as aulas são desenvolvidas visando trabalhar os conteúdos, sempre respeitando o pensamento musical da criança.

Música II – 3º ao 9º ano do Ensino Fundamental

A partir do 3º ano do Ensino Fundamental I, as aulas de Música são orientadas por três projetos anuais: o Carnaval; a Festa Junina e uma temática específica por turma. Cada um desses projetos é trabalhado considerando as diferentes faixas etária e conhecimento prévio dos estudantes, conceitos e objetivos que são potencializados pelos projetos em questão.

Desta maneira, no Carnaval o foco é trabalhar a rítmica, inicialmente a marcação do pulso, posteriormente figuras rítmicas e técnica nos instrumentos de percussão. Neste projeto, temos como produto final o desfile do Bloco do Ofélia.

Na Festa Junina, o foco é a identificação das notas no pentagrama, identificação das alturas e identificação dos diferentes ritmos associados à Festa Junina. O produto final é uma apresentação no formato de coral, em que o repertório está associado ao baião. Pode ser dividida em dois conteúdos principais: o contexto cultural do tema específico e a prática de conjunto necessária para a montagem da apresentação musical que ocorre no final do ano. Temas específicos por turma são:

  • 3º ano – música antiga e música erudita – Repertório apresentado: ‘Minha Canção’, dos Saltimbancos
  • 4º ano – música afro-brasileira: ijexá
  • 5º ano – música afro-brasileira: capoeira

Conteúdos modernos e necessários

 

Atuação pedagógica completa

Cultura Popular

 

Educação Infantil

Começamos 2023 com novidades: a inclusão da aula de Cultura Popular na Educação Infantil. Isso é fruto de uma visão institucional que entende e valoriza o papel das diversas formas de construção de conhecimento para a formação dos sujeitos.

Mas, o que afinal é Cultura Popular e de que forma ela pode contribuir para o processo de aprendizado no contexto escolar, em especial na Educação Infantil?

A Cultura Popular ou Culturas Populares, são saberes, modos de viver, expressar-se e interagir com o mundo, característicos de um determinado grupo, comunidade e/ou local. E estamos aqui falando de Brasil, um país de dimensões continentais, onde aportaram muitas culturas, que se juntaram a outras tantas que já aqui habitavam.

O espaço no currículo destinado ao trabalho com Cultura Popular almeja aprofundar o contato das crianças com a diversidade de manifestações culturais produzidas nas várias regiões do Brasil, para além das datas comemorativas, como Carnaval e Festa Junina, trazendo para o cotidiano escolar histórias, ritmos, danças, cantigas brincadeiras e brinquedos populares. Tecnologias produzidas pelo povo, que promovem a socialização, a transmissão de conhecimentos, a construção de identidades e a criação da noção de comunidade e pertencimento.

Aprendizados múltiplos, que se dão por meio da música, do corpo e da oralidade, de maneira integrada, e que permitem à criança lidar com a diversidade cultural, acolhendo diferentes maneiras de ser e estar no mundo.