Atuação pedagógica
Home » Atuação pedagógica
Língua inglesa
Colégio Ofélia Fonseca
As aulas de língua inglesa são preparadas e aplicadas de acordo com cada faixa etária, e são planejadas a partir de situações que consideram o cotidiano, o conhecimento linguístico e tudo aquilo que faz parte do universo da criança e da infância.
Os encontros são planejados por meio de brincadeiras, cantos, jogos e projetos, que consideram outras áreas do conhecimento, tais como a ciência, a arte, a história… Acreditamos na comunicação como principal via de acesso a diferentes culturas. Com auxílio de livro didático e elementos relacionados às novas tecnologias, a criança é inserida em situações reais que precisam ser mediadas por meio da língua inglesa.
O curso de língua inglesa para o Ensino Médio no Ofélia está plenamente de acordo com as diretrizes dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com a proposta de expandir os conhecimentos da língua em uso de forma contextualizada e desenvolver habilidades e estratégias de escrita, leitura, comunicação oral e compreensão auditiva. A língua é trabalhada sempre em função de seu uso em diferentes contextos e nunca analisada de forma isolada.
Considera-se ainda essencial observar que o aprendizado da língua inglesa pode nos auxiliar a enxergar a diversidade linguística e cultural presente no mundo, além de utilizar obras literárias para praticar a língua, ajudar a entender o mundo em que vivemos e compreender a construção da língua inglesa por meio da história
Na 1ª série do Ensino Médio focamos na revisão de estruturas mais básicas e gêneros textuais menos complexos como perfil, narrativa e e-mail, entre outros. Com relação à literatura, nos aprofundamos nos estudos das obras de William Shakespeare, culminando em uma produção dramática baseada em uma de suas peças.
Na 2ª série do Ensino Médio focamos no aprofundamento do conhecimento de estruturas mais complexas e gêneros textuais mais formais como artigo, notícia e artigo de opinião, entre outros. Com relação à literatura, estudamos textos distópicos como 1984, de George Orwell, e contos autênticos em língua inglesa.
Na 3ª série do Ensino Médio priorizamos o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita com maior foco no vestibular e exames de ingresso em universidades internacionais. Os gêneros textuais trabalhados são resumo, artigo de opinião e comunicação oral. Com relação à literatura, estudamos Frankenstein de Mary Shelley, explorando as relações possíveis de serem feitas com nossa realidade atual.
Música e ritmo
Conhecimento musical
Musica I – Infantil ao 2º ano
As aulas de Música (da Educação Infantil ao 2º ano do Ensino Fundamental I) têm como principal objetivo aproximar os estudantes do universo sonoro, estimulando a construção do conhecimento musical nos seus múltiplos aspectos.
Integrando propostas práticas de exploração sonora, criação, reprodução, escuta, canto, arranjos musicais, movimento, jogos e brincadeiras, com a constante reflexão sobre o fazer musical, as aulas são desenvolvidas visando trabalhar os conteúdos, sempre respeitando o pensamento musical da criança.
Música II – 3º ao 9º ano do Ensino Fundamental
A partir do 3º ano do Ensino Fundamental I, as aulas de Música são orientadas por três projetos anuais: o Carnaval; a Festa Junina e uma temática específica por turma. Cada um desses projetos é trabalhado considerando as diferentes faixas etária e conhecimento prévio dos estudantes, conceitos e objetivos que são potencializados pelos projetos em questão.
Desta maneira, no Carnaval o foco é trabalhar a rítmica, inicialmente a marcação do pulso, posteriormente figuras rítmicas e técnica nos instrumentos de percussão. Neste projeto, temos como produto final o desfile do Bloco do Ofélia.
Na Festa Junina, o foco é a identificação das notas no pentagrama, identificação das alturas e identificação dos diferentes ritmos associados à Festa Junina. O produto final é uma apresentação no formato de coral, em que o repertório está associado ao baião. Pode ser dividida em dois conteúdos principais: o contexto cultural do tema específico e a prática de conjunto necessária para a montagem da apresentação musical que ocorre no final do ano. Temas específicos por turma são:
- 3º ano – música antiga e música erudita – Repertório apresentado: ‘Minha Canção’, dos Saltimbancos
- 4º ano – música afro-brasileira: ijexá
- 5º ano – música afro-brasileira: capoeira
Conteúdos modernos e necessários
Atuação pedagógica completa
Moramos em uma cidade que nos aproxima, a cada instante, da arte, por meio de museus, ruas, arquitetura, esculturas, praças, paisagismo, gastronomia, pessoas, músicas, teatros, histórias e poesia.
Nossa cidade é o suporte para as experiências de artes, do Grupo 4, da Educação Infantil, ao 5º ano, do Ensino Fundamental I. Investigamos, pesquisamos, dialogamos e vivenciamos, na prática, experiências artísticas com desenhos, pinturas, esculturas com materiais diversos e visitas ao Museu de Arte Moderna (MAM); ao Museu de Arte Contemporânea (MAC); ao Museu Brasileiro da Escultura (Mube); ao Museu Afro Brasil; ao Museu do Futebol; ao Jardim Botânico; à Casa Modernista; e à Casa de Vidro, da arquiteta Lina Bo Bardi.
Nas disciplinas de Aquática, Movimento e Educação Física, promove-se o desenvolvimento das competências e habilidades sociais, motoras e cognitivas.
No Ofélia são trabalhadas, em suas unidades temáticas específicas, de acordo com a faixa etária, respeitando sempre os limites de cada estudante.
As aulas têm como objetivo principal oferecer uma série de possibilidades para enriquecer as experiências das crianças, vivenciando de forma lúdica, as diferentes formas dos saberes, corporais, sociais e emocionais.
A disciplina de Filosofia no Ensino Fundamental I tem o objetivo de trabalhar o pensar dos estudantes em sala de aula.
Um pensar que promova, por parte dos estudantes, uma atitude reflexiva sobre as questões que a realidade apresenta (o certo e o errado; a vida e a morte; o justo e o injusto; política; escola; e família, entre outros temas que despertem a reflexão).
Desenvolvidas essencialmente por meio de diálogos investigativos, as aulas de Filosofia exercitam uma série de habilidades cognitivas, promovem novos olhares e possibilitam aos estudantes uma compreensão, cada vez mais autônoma, acerca dessas questões que todo ser humano enfrenta ao longo de sua vida.
A Tecnologia é uma importante forma de aprimorar a qualidade da educação, com o objetivo de ajudar a descobrir estratégias inovadoras para o aperfeiçoamento do processo educacional.
No Ofélia, usamos a Tecnologia para ampliar e promover novos caminhos para o ensino aprendizagem, permitindo aos estudandes assumirem uma postura muito mais crítica e atuante no processo de desenvolvimento.
Oferecemos maneiras mais dinâmicas para trabalhar os conteúdos, possibilitando a criação de inúmeras formas de envolver, estimular e explorar novas metodologias para que os estudantes possam vivenciar o conhecimento de forma plena.
O mundo cabe dentro da sala de aula.
Cultura Popular
Educação Infantil
Começamos 2023 com novidades: a inclusão da aula de Cultura Popular na Educação Infantil. Isso é fruto de uma visão institucional que entende e valoriza o papel das diversas formas de construção de conhecimento para a formação dos sujeitos.
Mas, o que afinal é Cultura Popular e de que forma ela pode contribuir para o processo de aprendizado no contexto escolar, em especial na Educação Infantil?
A Cultura Popular ou Culturas Populares, são saberes, modos de viver, expressar-se e interagir com o mundo, característicos de um determinado grupo, comunidade e/ou local. E estamos aqui falando de Brasil, um país de dimensões continentais, onde aportaram muitas culturas, que se juntaram a outras tantas que já aqui habitavam.
O espaço no currículo destinado ao trabalho com Cultura Popular almeja aprofundar o contato das crianças com a diversidade de manifestações culturais produzidas nas várias regiões do Brasil, para além das datas comemorativas, como Carnaval e Festa Junina, trazendo para o cotidiano escolar histórias, ritmos, danças, cantigas brincadeiras e brinquedos populares. Tecnologias produzidas pelo povo, que promovem a socialização, a transmissão de conhecimentos, a construção de identidades e a criação da noção de comunidade e pertencimento.
Aprendizados múltiplos, que se dão por meio da música, do corpo e da oralidade, de maneira integrada, e que permitem à criança lidar com a diversidade cultural, acolhendo diferentes maneiras de ser e estar no mundo.