Alimentação sem mitos: conheça alimentos com nutrientes adicionados
Por: Yara Moura, nutricionista da equipe NutriOfélia
Você já leu rótulos no supermercado? Já escolheu um alimento pela tabela nutricional ou lista de ingredientes?
Hoje, vamos conversar um pouco sobre os alimentos ultraprocessados com alta quantidade de vitaminas e nutrientes adicionados.
“De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), alimento enriquecido ou fortificado é todo aquele ao qual for adicionado um nutriente com a finalidade de reforçar seu valor nutricional, seja repondo quantitativamente os nutrientes destruídos durante o processamento do alimento, seja suplementando-os com nutrientes em nível superior ao seu conteúdo normal.”
Normalmente, não vemos nas embalagens de couve, por exemplo, que é rica em cálcio, ou da banana, que tem muito potássio, das carnes, que têm alta quantidade de ferro. Isso porque a quantidade é relativa, de acordo com a porção que for consumida. Por exemplo, em 100g de bife de coxão mole, temos 2,46mg de ferro (tabela TACO).
Algumas bebidas lácteas achocolatadas também tem alto teor de ferro. É o caso dos achocolatados de caixinha. Em 200ml é encontrado até 2,3mg. Isso porque temos esse nutriente adicionado, para de alguma forma ‘chamar’ a atenção do consumidor ou até repor o que foi perdido durante o processo.
Por isso, é importante ler os rótulos, entender o que de fato faz parte da composição daquele alimento e buscar cada vez mais alimentos in natura como frutas, legumes e verduras, grãos, proteínas de boa qualidade. Fugir dos produtos super processados e com rótulos chamativos com quantidade de nutrientes em destaque.
Até a próxima!
Yara Moura