Cursos Livres 2025
Home » Cursos Livres 2025
Conheça os cursos
Cursos Livres 2025
Curso de Teatro
Professor: Bruno Vieira
Ciclo: Ensino Fundamental Anos Finais (6° ao 9°) e Ensino Médio
Dia preferencial: Segunda – 13h30
Descrição curso: O curso propõe uma vivência a partir de jogos teatrais e brincadeiras onde o intuito é trabalhar habilidades como autoconfiança, desinibição para falar em público, imaginação e prontidão para o trabalho coletivo. Posteriormente, também serão abordadas algumas técnicas de representação teatral a partir do estudo e montagem de cenas curtas.
Bio do professor: Ator com registro profissional, tendo atuado tanto em peças teatrais como no audiovisual. Possui formação em interpretação para teatro e cinema, jogos e improvisação teatral e expressão vocal e corporal, tendo passado por escolas como Célia Helena, Estúdio Fátima Toledo e Macunaíma. Atualmente, desenvolve estudos no Instituto de Artes da UNESP.
Curso Prática de Conjunto – Música
Ciclo: Ensino Fundamental Anos Finais (6° ao 9°) e Ensino Médio
Professor: Gabriel Corrêa
Dia: Quinta – 13h30
Descrição do curso: A prática de conjunto é uma aula que foca na relação entre os estudantes e os diferentes instrumentos musicais no formato de ensaio de banda orientada pelo professor.
O objetivo é desenvolver a prática musical a partir do repertório escolhido em conjunto pelos estudantes participantes. Ao longo do ano, este repertório poderá atender diferentes estilos musicais e principalmente, propiciará uma melhora técnica do estudante partindo do seu próprio ponto de partida. Além da técnica, aprenderemos conteúdos de harmonia, prática rítmica , acompanhamento, notação e arranjos musicais.
Bio do professor: Gabriel Ribeiro Corrêa é formado em Violão Popular Brasileiro pela EMESP Tom Jobim, atual Escola de Música do Estado de São Paulo (2010) e em licenciatura em música pela Faculdade Claretiano (2023). É sócio-fundador do Grupo Saracura, que atua em São Paulo, desde 2005, com humanização hospitalar através da música. Desde 2013, atua como professor de música do Ensino Fundamental I e II no Colégio Ofélia Fonseca, mas atuou também em outras escolas em São Paulo: na escola Querigma como professor de violão, na escola NANE, voltada para o ensino inclusivo, e no ensino infantil na Escola Floresta Encantada. Como musicista, além de projetos autorais como o Grupo Olaria, atuou em diversos grupos como violonista de samba e choro.
Curso de Dança
Professor: Mayara Vidal
Ciclo: Ensino Fundamental Anos Finais (6° ao 9°) e Ensino Médio
Dia: Sexta – 13h30
Descrição do curso: Neste mundo globalizado, a tecnologia se faz presente na vida dos estudantes, Nos dias atuais é possível realizar praticamente quase todos os serviços pessoais com apenas um clique. No entanto, como equilibrar e entender o corpo e a mente como unicidade, e resgatar a ancestralidade diante da era tecnológica, uma vez que o estudante passa muitas horas sentado estudando, programando, lendo, resolvendo exercícios?!
Deste modo, esse curso extra tem como objetivo, estimular e desenvolver corpo e mente de maneira conjunta, através das Danças Brasileiras, como o Coco, o Jongo e as Cirandas de Roda, Percussão Corporal, Ritmo, Musicalidade e Jogos Teatrais.
Por meio da Reeducação do Movimento (técnica desenvolvida por Ivaldo Bertazzo), o curso visa despertar uma consciência corporal, tendo como prioridade, além da diversão, levar o estudante a entender como o corpo dele se relaciona com o território e o coletivo.
O corpo dançante, estimula a sua criatividade, a expressividade, o conhecimento e a sociabilização no espaço escolar e na sociedade, sendo a dança uma das raras atividades humanas em que nos encontramos totalmente engajados: corpo, espírito e coração.
Bio da professora: Formada em Geografia pela Universidade Estadual de São Paulo Júlio de Mesquita Filho – UNESP, Pós Graduada em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS, Mestranda em educação pela FEUSP, Técnica em Dança pela Etec de Artes de São Paulo e integrante da cia de dança africana Gumboot Dance Brasil.
É professora e arte educadora há mais de 10 anos. Começou sua trajetória atuando como dançarina no projeto Cidadança com Ivaldo Bertazzo e Inês Bogéa, estudando Reeducação do Movimento, fisioterapia, musicalização e socialização. Apresentou-se no teatro Tuca com o espetáculo ‘Tudo que Gira Parece a felicidade’. Fez parte do projeto piloto do Fábricas de Cultura, apresentando-se com os espetáculos Pedrinho Luz e Villa Luz pela cidade de São Paulo. Ministrou aulas de dança contemporânea, danças africanas e percussão corporal no projeto Arte em Função da Dança e nos colégios Objetivo e Nova Estrela Guia, em projeto paralelo à Geografia Cultural.
Curso de Fotografia Criativa
Professora: Lucia Lima
Ciclo: Ensino Fundamental Anos Finais (6° ao 9°) e Ensino Médio
Dia: Terça – 13h30
Descrição do curso: No curso os(as) estudantes terão contato com as principais técnicas e elementos da linguagem da fotografia, podendo desenvolver um olhar criativo na elaboração de projetos fotográficos autorais e também exercitando aspectos estéticos importantes para a prática da fotografia.
Partiremos das noções básicas de funcionamento de uma câmera fotográfica, passando pelos pilares da fotografia manual (velocidade, ISO, abertura, etc), aprendendo os principais recursos que uma máquina digital pode oferecer (incluindo o conhecimento de tipos de lentes e equipamentos) e chegando a conceitos que fundamentam a fotografia profissional (profundidade de campo, foco, fotometria, etc). Através de exercícios práticos e análise de imagens, também aprenderemos os elementos fundamentais da fotografia como linguagem (composição, luz, cores, planos, perspectiva, etc), e como estes foram utilizados por fotógrafos(as) ao longo da história, ampliando o repertório dos jovens e criando relações entre projetos artísticos e a fotografia.
Obs: é necessário ter uma câmera fotográfica digital (não precisa ser profissional).
Bio da professora: Lucia Lima é fotógrafa, pesquisadora e educadora. Professora de disciplinas dos itinerários formativos no Ensino Médio do Colégio Ofélia Fonseca, e de outras instituições onde ministra cursos e oficinas voltados à Fotografia e à História da Arte. Formada em Letras – Linguística pela Universidade de São Paulo e concluindo o mestrado na área de Estética e História da Arte, com foco na pesquisa sobre mulheres fotógrafas. Como professora e pesquisadora da área, no último ano, participou do Festival de Arte Analógica de São Paulo e contribuiu com um texto crítico para a exposição “Modernas! A Cidade vista por elas”, que esteve em cartaz até janeiro no Museu Judaico de São Paulo
Curso de reforço em matemática | Fluência na linguagem técnica-formal matemática
Professor: Marcio Motta
Ciclo: Ensino Fundamental Anos Finais (6° ao 9°)
Dia: Segunda – 13h30
Descrição do curso: Especialmente voltado para estudantes que desejam alcançar fluência na linguagem matemática básica. Nosso objetivo é garantir que os participantes desse curso dominem os conceitos fundamentais da aritmética e álgebra, desenvolvendo uma base sólida para que possam progredir com confiança para temas mais avançados que terão contato nas próximas séries e ensino médio. Sabemos que a fluência nesses tópicos é essencial para o sucesso em áreas mais complexas da matemática, por isso focamos em reforçar as habilidades que são pré-requisitos indispensáveis para o aprendizado futuro. Aulas 100% de prática matemática.
Conteúdo programático (de acordo com o ano escolar do estudante):
Aritmética e álgebra básica no geral:
– Operações (soma, subtração, divisão, potenciação e radiciação) com números inteiros;
– Operações (soma, subtração, divisão, potenciação e radiciação) com números racionais ;
– Operações (radiciação: racionalização e simplificação de raízes) com números irracionais;
– Monômios e Operações com monômios (“manipulação de letras (números variáveis) na matemática);
– Fatoração;
– Resolução de equações de 1º e 2º graus;
– Inequações de 1º grau.
Bio do professor: Marcio Motta é formado em Matemática pela Universidade de São Paulo, com experiência no trabalho escolar em diferentes ciclos escolares. Também com experiências em aulas particulares e plantões de matemática. Atua como professor de Matemática do Ensino Médio e Itinerário Formativo no Ofélia.