Mostra Cultural 2024

Mostra Cultural 2024

 

Origens

Tenho em mim um sentimento de aldeia e dos primórdios.
Eu não caminho para o fim, eu caminho para as origens.
Manoel de Barros

Pensar as Origens das coisas e das pessoas é muito mais do que definir um ponto de partida. Como nos convida a pensar Manoel de Barros, a origem pode ser, na realidade, o ponto de chegada. Em diversas culturas, os mitos fundadores buscam explicar não apenas o princípio, mas também os meandros do presente e a elaboração do futuro. A figura do ouroboros – a serpente que morde o próprio rabo – presente em culturas nórdicas e também africanas, simboliza o movimento contínuo da vida e da busca pelo conhecimento. Nas palavras poéticas de Milton Nascimento, também podemos dizer que “chegar e partir são dois lados da mesma viagem”. Origem e destino participam igualmente em nossa trajetória pelos saberes.

Essa busca por entender e ressignificar o passado e pensar em futuros possíveis também está presente na proposta do Colégio Ofélia Fonseca, que integra o PEA-UNESCO (Programa de Escolas Associadas) e assume seu compromisso com uma educação voltada à cidadania. Nossas práticas visam conectar nosso cotidiano escolar aos objetivos, anos e décadas temáticas propostas. Neste ano seguindo a orientação da PEA-UNESCO tivemos como orientação:

“…garantir que todos os alunos adquiram o conhecimento e as habilidades necessárias para promover o desenvolvimento sustentável (…) educação para saúde e bem-estar, direitos humanos, igualdade de gênero, promoção de uma cultura de paz e não-violência, cidadania global e valorização da diversidade cultural.”  

A partir de temas como: Cidadania Global, Educação para o Desenvolvimento Sustentável, Aprendizagem Intercultural e a Valorização da Diversidade e do Patrimônio Cultural, nossas turmas foram produzindo investigações, elaborando questões, desenvolvendo experiências que aproximaram esses temas ao nosso contexto proporcionando uma aprendizagem significativa e comprometida. O título da Mostra Cultural, Origens, unifica os percursos trilhados, com base nos objetivos propostos pela Unesco. Os trabalhos apresentados nesta Mostra Cultural são apenas uma pequena parcela do que as/os estudantes vivenciaram ao longo de todo este ano, traduzindo em diferentes linguagens essa busca, reconhecimento e ressignificação por nossas origens. 

A ancestralidade, marca fundamental da herança cultural humana, ressoa nos passos dados nesta jornada. Retornar às origens, portanto, torna-se fundamental para compreender o presente e imaginar o futuro. Foi este movimento de ir e vir que levou nossa equipe pedagógica e estudantes a percorrerem caminhos que levaram a saberes ancestrais, diferentes territórios e culturas, para assim, poder elaborar melhor as realidades em que vivemos e projetar o mundo com que sonhamos. A construção do conhecimento nos traz de volta às origens do mundo e também nos projeta para seu amanhã. 

Partindo da materialização dos quatro elementos da natureza, passando por hortas urbanas e seguindo o fluxo das águas de São Paulo, refletimos e investigamos as diferentes histórias que explicam a criação do mundo, a comunicação, a linguagem, as tradições e a atualidade das culturas indígenas e nossa formação afrobrasileira. O povo brasileiro, com toda sua diversidade, influências, tradições e memórias, foi celebrado através de suas músicas, danças e rituais. Os territórios foram pensados e revisitados a partir de uma perspectiva geográfica, simbólica e subjetiva. 

Nossos olhares nos levaram para entender um pouco mais sobre o mundo que nos rodeia, seus conflitos, processos e dinâmicas, buscando analisar cada tema com responsabilidade e empatia.  As origens foram vividas através do olhar sensível das crianças e adolescentes. 

Através dos caminhos propostos para esta Mostra Cultural, convidamos cada um de vocês a refletirem e se sensibilizarem conosco em busca de um futuro mais gentil, ajudando-nos a construir novos caminhos possíveis e sem nos esquecermos de nossas Origens

Lúcia Lima
professora dos Itinerários Formativos no Ensino Médio
Sophia Frenk
professora da Educação Infantil

Percursos de visitação

 

Mostra Cultural

A construção de uma Mostra Cultural mobiliza toda a comunidade escolar, é um valioso exercício de compartilhamento dos aprendizados e dos processos vividos durante o ano. É com grande alegria que vivemos este momento, que oferece uma oportunidade de encontro entre famílias, estudantes, educadores e educadoras.

Nossa Mostra Cultural propõe momentos para que possamos interagir com as pesquisas desenvolvidas durante o ano. Destacando o protagonismo estudantil, os temas aqui apresentados se encontram, oferecendo diversos caminhos para essa jornada.

Origens é o tema deste ano, que revela as diversas possibilidades de conexão entre os trabalhos e nosso permanente olhar em compreender os caminhos percorridos até aqui e valorizar os conhecimentos produzidos ao longo do processo histórico. Uma compreensão de retomar, reler, ressignificar, reconhecer e valorizar as experiências e saberes. Buscamos reconstruir as trajetórias de aprendizagens deste ano, foram escolhidos diferentes percursos para que os visitantes pudessem experienciar os caminhos percorridos na busca pela construção coletiva do conhecimento.

Estes caminhos se constroem a partir da essência do que é uma Mostra Cultural escolar, em que toda a comunidade é convidada a vivenciar os espaços da escola de outra forma, encontrando ambientes transformados e com novos ritmos e propostas. Ao adentrar a escola, diferentemente da experiência do cotidiano, somos todos convocados a refazer os caminhos que crianças e adolescentes elaboraram em seu contato com diferentes saberes, admirando e interagindo com as produções que nasceram deste processo.

Desta forma, convidamos a todos e todas para percorrer os diferentes percursos propostos, na busca que possam vivenciar os movimentos do aprendizado como se dão em nossa escola: de forma interdisciplinar, interseriada e interligada.

Os quatro diferentes percursos – “Amefricanidade”, “Territórios”, “Cultura” e “Natureza“ – refletem a transversalidade que as produções deste ano têm e estão nomeados a partir de grandes temáticas que atravessaram nosso ano letivo, em diferentes turmas, espaços, componentes curriculares e projetos.

Tais temáticas emergiram justamente da ação da equipe pedagógica em refazer os processos vividos, notando os encontros entre as propostas pedagógicas do Ofélia Fonseca em todos os ciclos, e podendo instigar à comunidade escolar de forma estendida a visualizar os diferentes caminhos da aprendizagem. Os percursos podem ser trilhados individualmente, ou notados de forma interligada nos diferentes espaços da exposição. Ou seja, não são trilhas estanques ou caminhos rígidos, muito pelo contrário, são convites para um movimento!

Esperamos vocês!

 

Participe