Estudo do meio em São Sebastião

São Sebastião

 

Estudo do Meio - Ensino Médio (04 a 06/09/2024)

Territórios.
Este é o tema do Projeto Anual do Ensino Médio. O conceito de “território” transcende a mera noção de espaço físico delimitado por fronteiras. Ele se configura como um espaço socialmente construído, permeado por relações de poder, identidade, cultura e história. Envolve uma complexa articulação entre o material (espaço físico, recursos naturais) e o imaterial (relações sociais, representações, valores).

“O território é o lugar em que desembocam todas as ações, todas as paixões, todos os poderes, todas as forças, todas as fraquezas, isto é, onde a história do homem plenamente se realiza a partir das manifestações de sua existência.” – Milton Santos

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) reconhece a importância do estudo do território na formação integral dos cidadãos. Através das competências e habilidades específicas, a BNCC busca promover a compreensão crítica do espaço geográfico, a valorização da diversidade cultural, a construção de uma consciência socioambiental responsável e as diferentes inserções e relações sociais no território.

E também de acordo com nosso compromisso com a PEA-UNESCO buscamos durante todo o Projeto Anual explorar os temas dentro das áreas temáticas propostas:

. Cidades e comunidades sustentáveis
. Ação contra a mudança global do clima
. Aprendizagem intercultural e a valorização da diversidade e do patrimônio cultural

Assim, nossa viagem de estudo do meio encontra terreno fértil para que essas competências e temas sejam vivenciadas e desenvolvidas. Além disso, é de grande importância que estudantes possam realizar suas pesquisas em um trabalho de campo e viver experiências coletivas com colegas fora da escola.

Este ano o roteiro escolhido para a realização do Estudo foi a cidade de São Sebastião, que preserva em sua arquitetura, meio-ambiente, redes de solidariedade e manifestações culturais traços importantes sobre as diferentes ocupações e significações do território.

foto de São Sebastião, cidade do litoral paulista
foto de São Sebastião, cidade do litoral paulista
foto de São Sebastião, cidade do litoral paulista

São Sebastião - Barra do Sahy

 

Raízes históricas
A história de São Sebastião se entrelaça com as origens do Brasil, marcada por diversos povos e eventos que moldaram sua identidade. A região originalmente ocupada por povos indígenas viveu o processo de colonização que alterou as relações sociais e o uso do espaço.

A ocupação portuguesa se concretizou em 1636, com a fundação da Vila de São Sebastião. A vila se desenvolveu impulsionada pela agricultura, pesca e engenhos de cana-de-açúcar. Colonos, povos originários e escravizados africanos definiram as características da cultura local. A chegada do café no século XIX transformou a economia local, atraindo novos moradores e investimentos.

No século XX, São Sebastião se tornou um destino turístico popular, conhecido por suas belas praias e clima ameno. A construção da Rodovia Rio-Santos facilitou o acesso à cidade, impulsionando ainda mais o turismo e o desenvolvimento urbano. Atualmente a região conta com um polo operacional da Petrobrás. 

A cidade possui um rico patrimônio natural, com vastas áreas de Mata Atlântica, manguezais, serras e praias. A cidade abriga também diversos parques e áreas de preservação ambiental, como o Parque Estadual Serra do Mar e a Estação Ecológica Ilhabela.

A Tragédia de São Sebastião: Um Evento Marcante na História da Cidade
Em fevereiro de 2023, a cidade sofreu com uma das maiores tragédias climáticas da história do Brasil. Enormes volumes de chuva atingiram a região em um curto período de tempo, causando deslizamentos de terra, inundações e enxurradas que devastaram diversas áreas da cidade.

Os deslizamentos de terra atingiram principalmente áreas de encostas, onde se concentravam comunidades em situação de vulnerabilidade social. Casas foram arrastadas, ruas ficaram intransitáveis, e a infraestrutura urbana foi severamente danificada, com um enorme número de vítimas e pessoas desabrigadas. 

As causas da tragédia foram objetos de investigação, que apontaram para diversos fatores, como ocupações irregulares em áreas de risco, falhas na infraestrutura urbana e a intensificação dos eventos extremos devido às mudanças climáticas.

Medidas preventivas estão sendo implementadas para evitar que tragédias semelhantes se repitam. Entre elas: a relocação de famílias de áreas de risco, a regularização das ocupações, a implementação de planos de contingência e a conscientização da população sobre os riscos de desastres naturais.

Roteiro

 

1º dia 
06h45 – Embarque em ônibus fretado com destino a São Sebastião (via Tamoios)
Chegada em São Sebastião
Reconhecimento do Centro Histórico
Almoço
Atividades no Centro Histórico para reconhecimento e para compreensão dos aspectos territoriais, da ocupação humana, segregação ambiental, atividades econômicas e culturais
   . Defesa Civil
   . Balsa
   . Porto 
   . Entrevistas com a população
   . Petrobras

Partida para Juquehy
Chegada e acomodação na Pousada Tupinambá
Caminhada de reconhecimento até a praia
Atividade de fechamento
Jantar na Pizzaria – Restaurante Mandala Juquehy
Lazer dirigido

2º dia 
Café da manhã
Saída para Barra do Sahy
Chegada na Verde escola e atividade com a escola
   . Visita ao Instituto
   . Conversa sobre o projeto do Verde Escola
   . Atividade de integração com jovens do Instituto

Almoço
Caminhada pelo bairro
   . Visita a região que foi o epicentro da tragédia
   . Visita nas regiões em reconstrução
   . Entrevistas com lideranças comunitárias

Saída para reconhecimento de outros espaços de Barra do Sahy para compreender os focos de deslizamento e os diferentes territórios do bairro, ocupação humana, segregação ambiental e econômica
   . Praia
   . Rio Sahy

Retorno para o hotel
Atividade de fechamento
Jantar na Pizzaria – Restaurante Mandala Juquehy
Lazer dirigido

3º dia
Café da manhã
Caminhada para a praia
Praia de Juquehy – Atividades na Praia
Almoço
Atividades de Mata de Encosta
   . Sertão de Juquehy 
   . Costão
   . Mangue

Atividade de fechamento
Retorno para a Pousada
Arrumação e Check-out
Retorno para São Paulo
21h00 – Chegada em frente ao colégioh

Hospedagem

 

Pousada Tupinambá – www.pousadatupinamba.com.br 

Situada na praia de Juquehy, a Pousada Tupinambá oferece aos seus hóspedes um refúgio tranquilo e acolhedor, ideal para quem busca descanso, contato com a natureza e experiências autênticas.

Próxima ao centro de Juquehy, a pousada oferece aos seus hóspedes diversas opções de lazer para aproveitarem ao máximo o tempo na pousada, como sua piscina ao ar livre, área de convivência e salão de jogos.

Preço e formas de pagamento

 

Pagamento à vista – com inscrição até o dia 15 de junho > R$ 2.350,00
O pagamento pode ser feito em 06 parcelas iguais no valor de R$ 395,00

O que está incluído

 
  • Hospedagem – 02 pernoites
  • Transporte em ônibus fretado
  • Todas as refeições incluindo sucos e sobremesa
  • Acompanhamento de monitores da Quíron
  • Acompanhamento de 02 professores (as) do colégio
  • Todas as atividades mencionadas
  • Seguro-viagem

Orientações e inscrições

 

As inscrições e pagamentos serão feitos diretamente com a Quíron Agência de Turismo e Viagens. Para fazer a inscrição e acessar a ficha médica clique no link abaixo.

Estamos à disposição para os devidos esclarecimentos e em breve convidamos as famílias para uma reunião para uma apresentação sobre o Estudo do Meio, e os objetivos para a realização da viagem. O Estudo é parte do projeto pedagógico do Ofélia e a participação é de fundamental importância.

Direção e Equipe Pedagógica