Nossa História

O Colégio
Um pouco da nossa história

O Colégio Ofélia Fonseca foi fundado em 7 de junho de 1921 por Ofélia Fonseca de Almeida, jovem professora formada na Caetano de Campos e descendente de tradicional família de cafeicultores de Itu (SP). Originalmente localizada na Rua Sergipe, no bairro de Higienópolis, a escola oferecia, a princípio, apenas o curso primário.

Em 1927, D. Ofélia encarregou o diretor da Escola Politécnica de São Paulo, o Engenheiro Joaquim Guedes, de construir um prédio maior e mais adequado às necessidades da escola na recém traçada Rua Bahia.

Nos anos 30, a escola, que começava a se expandir, passou a oferecer também um curso técnico de comércio para moças, no período da manhã. Aí se ensinavam português, aritmética, datilografia, taquigrafia, leis e línguas.

Em 1947, surgiu o ginásio destinado às meninas da elite paulista. Somente décadas depois, em 1971, o Ofélia, que então iniciava um processo de renovação pedagógica, passou a admitir rapazes. Oito anos mais tarde foi criado o segundo grau, passando a escola a possuir classes desde a pré-escola até o colegial.

Disciplina  tradicional e formação humanística, acompanhamento individual aos alunos, seriedade no ensino a cargo de professores selecionados com rigor, além das atualização contínua com a incorporação dos avanços pedagógicos: estas eram as propostas iniciais da escola, implementadas pela fundadora e que continuam a caracterizar o Ofélia Fonseca ao longo de toda sua história.

Como a Escola encara a educação nos dias de hoje

O Colégio Ofélia Fonseca sabe como fazer uma educação alinhada às transformações do mundo contemporâneo.  Com uma equipe docente de excelência, e um currículo pedagógico muito bem estruturado, a escola garante a seus alunos, da educação infantil ao Ensino Médio, um desenvolvimento educacional que objetiva a formação de um sujeito crítico, cidadão, que sabe interpretar e argumentar continuamente.

Com as novas tecnologias integradas ao currículo e incorporadas às demais disciplinas de forma transversal, a educação do Ofélia se desenvolve através do diálogo entre as diferentes linguagens e áreas do conhecimento. As áreas de Humanas, Exatas e Ciências da Natureza se complementam e são alinhavadas pelos temas transversais. Cidadania, sustentabilidade – econômica, social e ambiental, orientação profissional e outros.

Com uma gestão pedagógica que favorece o olhar dos educadores no processo de construção do conhecimento de cada um dos seus estudantes, o aprender no Ofélia é real, interdisciplinar e através da interação com o outro.

O projeto pedagógico está centrado no ensino voltado ao desenvolvimento das competências e habilidades cognitivas do estudante, ao estímulo à leitura, à escrita, ao raciocínio, à criatividade e à reflexão independente, garantindo-lhe o senso estético e a curiosidade científica.

Normas de convivência e padrões de conduta e solidariedade, adequados à convivência social, são discutidos e pactuados com os estudantes. Diálogo, limites claramente definidos, respeito às normas acordadas, tolerância com a diversidade e a pluralidade cultural, étnica e sexual conformam, hoje, o perfil disciplinar do Ofélia, que sabe formar um cidadão para o mundo.

Nosso Espaço

 

Localização

Rua Bahia, 892 - Higienópolis - CEP: 01244-000
São Paulo - SP
Tel: (11) 36619809