Estudantes investigam os primeiros habitantes do continente americano

No 2º bimestre, a turma do 6º ano desenvolveu uma investigação sobre os primeiros habitantes do continente americano, para a disciplina de História. “Conhecemos as principais teorias formuladas para explicar o povoamento humano das Américas, pesquisamos as características naturais do continente no contexto e a interação dos grupos humanos com a fauna e flora locais e os ambientes em que viviam, e estabelecemos algumas comparações com as práticas de outros grupos humanos do Paleolítico e do Neolítico em outras regiões do planeta”, explica o professor Micael Guimarães.

Como parte integrante desta investigação, os estudantes se debruçaram sobre os vestígios de algumas técnicas e saberes desses povos, acessadas a partir de vestígios arqueológicos. Após a leitura de textos do livro didático sobre as casas subterrâneas dos antigos povos Kaingang (no sul do atual Brasil) e os construtores de sambaquis do litoral atlântico, os estudantes experimentaram o jogo ‘Sambaquis: uma história antes do Brasil’, desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa Arise – Arqueologia Interativa e Simulações Eletrônicas, vinculado ao Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo (MAE-USP).

 

Sambaquis: uma história antes do Brasil

A trama do jogo, no gênero adventure, é ambientada numa região litorânea do atual Brasil há aproximadamente 4 mil anos atrás, onde o jogador deve conduzir seu personagem realizando atividades próprias daquela sociedade. 

“Após experimentarem o jogo, a turma trouxe suas impressões para nosso encontro em videoconferência, destacando as práticas e saberes apresentados no jogo, como a caça, a coleta, a mediação de conflitos, a construção dos sambaquis”, completou Micael.

A atividade envolveu ainda uma análise sobre os aspectos do vídeo ‘Arqueólogos do Museu Nacional encontram esqueletos humanos em Laguna’, produzido pela Unasul TV e anteriormente assistido presencialmente em aula (no começo de março), relacionando-o ao jogo. Como atividade conclusiva, os estudantes produziram um texto sobre sua experiência e impressões acerca do jogo e do vídeo.

5 1 vote
Article Rating