As oficinas temáticas da Educação Infantil do colégio Ofélia Fonseca tornaram-se uma prática muito envolvente desde o ano de 2017 e já foram retomadas neste ano.

Cada sala é preparada para receber as crianças do Grupo 1 ao 4, simultaneamente. As propostas estão divididas em: Linhas e tecido; Faz de conta; Artes e Jogos; oferecendo variadas opções a cada semana.

A possibilidade dos estudantes transitarem entre as oficinas e partilharem experiências entre crianças de idades diferentes, é mais um dos momentos de desenvolvimento de habilidades sociais e cognitivas, ofertados na Educação Infantil.

 

Linhas e tecidos nas oficinas temáticas

Na primeira semana foram deixados panos de diferentes tipos, texturas, cores  e tamanhos, para a livre criação por parte dos estudantes. Além das “faixas de ninja”, que costumam surgir durante essa proposta, tivemos vestidos de princesa, capas de super-heróis e, até mesmo, uma múmia. Muitas crianças passavam por essa sala buscando apenas se fantasiar para, depois, circular nas outras, transformados em um de seus personagens preferidos.

Tivemos também, o dia de produzir pulseiras de barbante colorido, utilizando a técnica de crochê de dedo. O desafio de segurar de forma adequada o fio e passar dentro do elo seguinte entrelaçando o barbante, desenvolve, além da motricidade, a autoestima, socialização e concentração.

 

Oficina de jogos

Os jogos, desde os primórdios, favorecem a colaboração e interação entre pares, trabalha com frustrações e ajuda a pensar em diferentes estratégias para a resolução de um determinado desafio.

 

Faz de conta

A brincadeira do faz de conta é considerada um poderoso instrumento de desenvolvimento da capacidade imaginativa e criativa da criança. Através dela é possível experimentar diferentes situações do cotidiano e suas regras, contribuindo para o desenvolvimento da linguagem oral e corporal, favorecendo a interação, criando e vivenciando diferentes papéis sociais. Imaginando a criança se comunica, constrói narrativas e expressa desejos. Potencializar os espaços de brincar organizando-os de modo favorável proporciona o desenvolvimento destes aspectos fundamentais ao universo infantil.

 

Oficina de artes

As oficinas de artes promovem a criatividade, proporcionam a aproximação e a experimentação de diferentes técnicas e trabalham as sensações diante dos diversos materiais. É imprescindível que as crianças possam construir, criar e expor sua sensibilidade com liberdade e autonomia. Nesse momento são convidadas a expressar seus sentimentos e emoções o que é essencial para seu amadurecimento cognitivo.

 

Confira como foram as atividades:

Oficinas temáticas fazem sucesso com os estudantes da Educação Infantil do colégio Ofélia Fonseca (Foto: Divulgação/Colégio Ofélia Fonseca)