NutriOfélia: alimentação e imunidade

Por: Yara Moura, nutricionista da equipe NutriOfélia

A frase de Hipócrates, nunca fez tanto sentido. “Que teu alimento seja o teu remédio e teu remédio seja o seu alimento.” 

Em tempos de pandemia é certo que a alimentação pode ajudar muito na prevenção e evitar alguns tipos de doenças.

Alguém já ouviu falar que o suco de laranja pode evitar a gripe? Isso se deve pelos nutrientes presentes em determinados alimentos que podem combater alguns vírus, como por exemplo, a vitamina C presente na laranja, que age no sistema imune produzindo células de defesa. 

Quando falamos de imunidade, podemos relacionar não só a alimentação, mas principalmente os nossos hábitos, o que inclui o sono, os exercícios físicos, manter hábitos saudáveis e uma alimentação balanceada. Os alimentos fornecem nutrientes importantes para a manutenção do corpo e do sistema de defesa. 

Aproveitar o sal do próprio alimento, usar ervas finas e aromáticas nos preparos, evitar o consumo elevado de doces industrializados e alimentos ultraprocessados. No  Colégio Ofélia Fonseca temos uma horta com ervas que servem para temperar o nosso almoço. 

Separamos 5 dicas que podem melhorar (muito) a sua imunidade:

  1. Desembale menos – alimentos processados e ultraprocessados têm conservantes, excesso de sódio, corantes e praticamente nada de vitaminas;  
  2. Descasque mais – os alimentos in natura e minimamente processados, como frutas, legumes, vegetais e sementes, entre outros, guardam alta quantidade de vitaminas, que são benéficas para nossa saúde;
  3. Vá para o sol – 15 a 20 minutos já são suficientes e ajudam a aumentar a imunidade com a Vitamina D; 
  4. Suco de limão e de laranja, são alimentos ricos em Vitamina C, aquela que falamos acima, que tem grande importância para aumentar consideravelmente a imunidade; 
  5. Escolha comida de verdade e durma bem – o sono de qualidade e a alimentação são os maiores pilares para uma imunidade de ferro.

Veja abaixo alguns sucos que podem ajudar a aumentar a imunidade:

. Suco de abacaxi com laranja

. Suco de beterraba, maçã e gengibre

. Suco de melancia, hortelã, gengibre e chia

. Suco de laranja com cenoura

. Suco de couve, abacaxi, pepino e gengibre

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