NutriOfélia: consumo excessivo de sódio embutido nos alimentos

Por: Yara Moura, nutricionista da equipe NutriOfélia

Atualmente 38,1 milhão de brasileiros com 18 anos sofrem de hipertensão, segundo  dados do IBGE. Isso tem aumentado nos últimos tempos principalmente pelos nossos  hábitos, como consumo excessivo de sódio e sedentarismo.  

Esse consumo de sódio é, na realidade, mascarado em alguns alimentos. Você sabia que os doces industrializados, por exemplo, têm alto teor de sódio? É que a indústria alimentícia usa esse componente para aumentar o tempo de prateleira desses produtos. 

Para evitar o alto consumo de sódio é necessário evitar também o consumo de  alimentos industrializados, isso inclui doces, refrigerantes, macarrão instantâneo,  embutidos entre outros. Além dos temperos prontos, esses além de ter mais sal, eles têm  corantes que são nocivos à saúde. 

Dicas para evitar o uso desses temperos  

Aproveitar o sal do próprio alimento, usar ervas finas e aromáticas nos preparos, evitar o consumo elevado de doces industrializados e alimentos ultraprocessados. No  Colégio Ofélia Fonseca temos uma horta com ervas que servem para temperar o nosso almoço. 

Confira uma receita de sal de ervas para temperar peixes, frangos, carne e molhos
Ingredientes:
. Sal de ervas
. Tomilho
. Salsinha
. Orégano
. Alecrim
. Manjericão
. Sal marinho

Modo de preparo:
Bater todos os ingredientes no liquidificador, armazenar em um pote de vidro e utilizar no lugar do sal.

5 1 vote
Article Rating