Ampliação do conhecimento de mundo, do vocabulário, desenvolvimento cognitivo, social, estímulo ao aprendizado, ampliação do repertório… são muitos os benefícios da leitura para as crianças. Por isso, aqui no Ofélia, a leitura é trabalhada desde a Educação Infantil.

Por meio da leitura as crianças podem conhecer diferentes modos de ver o mundo. Além disso, elas também têm a oportunidade de observar diferentes imagens, traços e referências. Desta forma, nossa biblioteca é um  espaço vivo e convidativo aos pequenos leitores.

A leitura na Educação Infantil

No Ofélia, o trabalho com a leitura na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I ocorre de diversas maneiras. Confira algumas delas:

. Rodas literárias – atividade em que as crianças podem partilhar suas impressões e opiniões sobre o livro que emprestaram da biblioteca ou da biblioteca de sala;

. Leitura em voz alta – atividade em que  os professores leem, em voz alta, livros diversos (estejam eles relacionados aos conteúdos trabalhados ou não);

. Leitura compartilhada  – atividade em que a professora lê em voz alta e os estudantes acompanham a leitura em seu respectivo livro;

. Oficinas de leitura – atividade  de leitura simultânea realizada  por diferentes professores em diferentes espaços e  em parceria com outros grupos.  As crianças  escolhem uma das histórias  para ouvir possibilitando que possam  observar outros modelos de leitores adultos;

. Cantinhos de leitura – onde as crianças, livremente, manipulam, escolhem e leem livros ainda que esta leitura ocorra de maneira não convencional.

Biblioteca do Ofélia

Nossa biblioteca Carlos Drummond de Andrade, homenageia um dos mais influentes poetas brasileiros do século 20. Inaugurada em 1979, ela reúne um rico acervo de livros, entre outros conteúdos de pesquisa, incluindo a carta original enviada por Drummond, ao Ofélia em agradecimento pela homenagem. A biblioteca dispõe de uma ampla sala para leitura e espaço para a realização de trabalhos em grupo, além de uma gibiteca.

Por lá, acontecem muitos eventos, como encontros com as famílias, apresentações dos estudantes e reuniões das equipes pedagógicas e administrativas.

As equipes do colégio também aproveitam o espaço da biblioteca para desenvolverem, com os estudantes, atividades que vão além do auxílio à pesquisa, estimulando a leitura e tornando possível às crianças e aos jovens uma relação  dinâmica, atuante e prazerosa também nesse espaço. E, por ser um espaço vivo na escola, semanalmente, ela sedia importantes encontros dos estudantes em oficinas de contação de histórias e rodas de leitura.