Um método de ensino interdisciplinar tem como objetivo proporcionar aos estudantes e docentes o contato direto com temas que são objetos de estudo dentro do projeto pedagógico. Nesse sentido, o estudo do meio garante uma experiência direta e coletiva de aprendizagem.

A partir do tema Identidade e Território, os grupos do 6º e 7º ano do Ensino Fundamental II, puderam aprofundar as pesquisas por meio de uma viagem a cidade de Paraty, no litoral do Rio de Janeiro.

Identidade e território: Estudantes realizam atividade de estudo do meio em Paraty

Grupo acompanhou o modo de vida tradicional guarani na Aldeia Boa Vista (Foto: Divulgação/Ofélia)

Durante a atividade, coordenada pelos professores Luis Massagardi (História) e Henrique Kurosaki (Ciências), os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer algumas das comunidades tradicionais que vivem na região. Acompanharam o modo de vida guarani na Aldeia Boa Vista – Tekoa Jæxaporã -, a cultura na casa de reza, realizando oficinas e assistindo a uma apresentação do coral da aldeia.

“Essas trocas nos permitiram observações sobre a construção de uma identidade coletiva permeada pelas lutas de reconhecimento do território, pela reafirmação dos costumes, adaptados aos tempos atuais e pela manutenção dos conhecimentos sobre o meio natural”, explica Massagardi.

Identidade e território: Estudantes realizam atividade de estudo do meio em Paraty

Experiência junto às comunidades locais (Foto: Divulgação/Ofélia)

Os estudantes também puderam conhecer a comunidade caiçara do Saco do Mamanguá, localizada em uma área de difícil acesso. Para chegar ao local, foi preciso realizar uma travessia de barco e uma caminhada pela Mata Atlântica, preservada e recuperada por uma família local, que vive há dez gerações na região.

Essa mesma família recebeu o grupo e contou alguns detalhes sobre o cotidiano na comunidade, como a culinária local e seu artesanato, além de relembrar suas lutas e sua história. “Fomos guiados de canoa pelo mangue, participando de uma oficina de artesanato e de pesca”, completa o professor de História.

Identidade e território: Estudantes realizam atividade de estudo do meio em Paraty

Atividade envolveu visita ao centro histórico de Paraty (Foto: Divulgação/Ofélia)

A experiência envolveu ainda uma visita ao centro histórico de Paraty. A partir do patrimônio preservado, foi possível refletir com mais profundidade sobre a história do Brasil colonial, sobre a arquitetura local, sobre a ocupação dos espaços e sobre a importância do turismo para a cidade.

“Com essa experiência abrimos um caminho para a possibilidade de uma reflexão sobre nosso tema de projeto, que será retomada nas atividades da escola entendendo que a compreensão das diferenças carrega a potência de uma aprendizagem significativa e reflexiva”, conclui Henrique.

Estudo do meio

Identidade e território: Estudantes realizam atividade de estudo do meio em Paraty

Eles tiveram a oportunidade de conhecer a rotina das comunidades locais (Foto: Divulgação/Ofélia)

Por reconhecer as atividades de estudo do meio como essenciais na promoção do desenvolvimento de nosso projeto pedagógico, organizamos uma agenda de atividades que envolve tanto os estudantes quanto nossa equipe docente, promovendo uma maior percepção do objeto de estudo em sala de aula através de outros meios e contextos.

Isso porque entendemos que o estudo do meio envolve atividades que devem ser realizadas em três tempos: antes, entendendo o objeto do estudo e planejando o que precisa ser explorado, de forma mais eficiente e precisa; durante, quando os estudantes têm contato direto com o objeto de estudo; e depois, quando eles analisam e compartilham as informações coletadas em suas pesquisas.

Tudo isso, para proporcionar aos estudantes o conhecimento ampliado de assuntos variados, além de desenvolver suas habilidades coletivas na busca pelo conhecimento.

Clique aqui para conferir a galeria de fotos da atividade!

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