O QUE FAZ a diferença?

MEMBRO DAS ESCOLAS ASSOCIADAS DA UNESCO

Em 1998, o Colégio Ofélia Fonseca se tornou parte do Programa de Escolas Associadas da UNESCO (PEA-UNESCO). Ao reconhecer as orientações da UNESCO para uma educação que promove o respeito universal pela justiça, o estado de direito, os direitos humanos e as liberdades fundamentais, o Ofélia reafirma seu compromisso com a educação para a cultura da paz, com a ciência, a equidade, o meio ambiente e o diálogo intercultural.

Esses princípios guiam o trabalho nos projetos do Colégio tanto quanto o tema anual, escolhido pela UNESCO para a rede de escolas associadas do mundo todo. Assim como os anos internacionais e os objetivos para o desenvolvimento sustentável (ODS), são temas que apresentam muita relevância para a equipe pedagógica e são referências para reflexões, pesquisas, investigações com os grupos de todos os ciclos.

Os resultados destas pesquisas e integração com os componentes curriculares da escola, tem como objetivo promover uma reflexão acerca dos temas selecionados e promover ações em nossa comunidade. Ao longo do ano diversas etapas e atividades organizam a pesquisa, sempre contando com a participação ativa do corpo estudantil. As questões de investigação, os desdobramentos das pesquisas, as ações e apresentações são caminhos trilhados a partir do levantamento e propostas dos estudantes. 

Ao final do processo de aprendizagens é realizada a Mostra Cultural, onde todos os ciclos apresentam seus trabalhos para a comunidade escolar. Diversas linguagens são exploradas nas apresentações e trazem a oportunidade de ampliação do papel do Colégio como nossa comunidade de aprendizagem. 

Fazer parte deste programa é um grande privilégio e é uma grande responsabilidade para todos os envolvidos nesse processo, pois somos estimulados a refletir sobre as problemáticas mais relevantes para pleitear um mundo com mais justiça social, equidade, valorização da diversidade e justiça social.

UNESCO/Fabrice Gentile