Conheça o projeto de alimentação saudável do Ofélia

Por oferecer uma educação alinhada às questões da atualidade, no Colégio Ofélia Fonseca valorizamos o engajamento dos estudantes em causas socioambientais. Com isso, mantemos ambientes onde tais preceitos possam ser vivenciados diariamente pelos estudantes. 

Desta forma, o colégio vem atuando em diversas frentes no desenvolvimento de ações práticas sustentáveis e pensando novas formas de consumir e descartar de forma consciente. Entre as ações, destacamos nosso refeitório e cafeteria que estão engajados na causa, com a substituição dos copos e papéis descartáveis por canecas e potes reutilizáveis, reduzindo consideravelmente o descarte de plástico e papel.

Alimentação saudável

Uma criança sentada na mesa durante o almoço.

Experiências com alimentação ampliam o cardápio das crianças em casa (Foto: Colégio Ofélia Fonseca)

 

Para manter a qualidade da alimentação dos estudantes, contamos com uma equipe liderada pela nutricionista Yara Moura, que é conhecedora dos preceitos do colégio, já que ela estudou e atuou como estagiária do colégio durante o período em que cursava a faculdade de Nutrição. 

“Me lembro, desde quando estudava no colégio, da grande preocupação com a qualidade da alimentação dos estudantes. Hoje isso foi ampliado por aqui e trazer os estudantes para mais perto de uma alimentação saudável é muito importante. Sempre respeitando as dificuldades de experimentar alimentos novos e estimulando a curiosidade, em especial, das crianças em relação a grande variedade de alimentos. Eu diria que é educar para alimentar no futuro, conhecer sabores, tocar, sentir o cheiro de cada alimento. Isso faz toda a diferença”, explica Yara.

Menino está conhecendo uma planta na horta do colégio.

Na horta do Ofélia, os estudantes aprendem sobre alimentos naturais (Foto: Colégio Ofélia Fonseca)

 

Para manter a qualidade da alimentação e estimular as crianças, o colégio também conta com uma horta, onde elas podem conhecer, tocar, colher e experimentar alimentos naturais. 

Pensando nisso, há alguns anos, as refeições são preparadas com alimentos frescos e com origem certificada. 

Dei aulas de orientação nutricional e realizei consultoria para cantinas de outros colégios. Desde o início das minhas atividades como nutricionista no Ofélia, venho acompanhando os lanches da tarde, conversando com as crianças e entendendo a aceitação, tenho elaborado os cardápios,  sempre pensando na qualidade e segurança dos alimentos oferecidos, ” completa Yara.  

Você pode acompanhar as novidades da alimentação no Instagram @nutriofélia

 

5 1 vote
Article Rating