A importância de estabelecer hábitos saudáveis desde a infância já é de conhecimento de todos nós, mas com a correria do dia a dia os pais nem sempre possuem tempo, imaginação ou energia para elaborar uma lancheira saudável com alimentos fresquinhos e variados para seus filhos. É para contribuir com as famílias que o Colégio Ofélia Fonseca passou a oferecer o lanche da tarde a todos os estudantes da educação infantil.

Neste momento as crianças estão em fase de desenvolvimento do seu paladar e a oportunidade de oferecer um cardápio variado é primordial para incentivar e estabelecer hábitos alimentares saudáveis.

Os lanches saudáveis oferecidos pelo colégio e, sobretudo, diversificados e gostosos, certamente irão contribuir para um ser humano mais bem resolvido com a questão alimentar!

Confira um pouquinho da descrição do cardápio e sua composição elaborados pela Nutricionista da escola.

O Lanche é basicamente composto por:

  • 1 fruta
  • 1 bebida: suco de fruta ou água de coco ou iogurte natural ou leite
  • 1 cereal e/ou 1 proteína: pão francês ou pão integral ou bolo caseiro ou pão de queijo ou quibe

Frutas: as frutas são entregues regularmente pelo nosso fornecedor. Algumas, como banana, maçã e laranja estão presentes semanalmente no cardápio, enquanto outras variam de acordo com a sazonalidade. Dependendo do grau de maturação da fruta durante a semana, ajustamos a programação do cardápio.
Sucos de frutas: para alguns sabores usamos fruta in natura e, para outros, polpa de fruta 100% natural, sem conservantes ou corantes. Para sucos mais azedos adicionamos açúcar demerara orgânico, sempre em quantidades mínimas possíveis.
Iogurte: só utilizamos iogurte natural integral, acrescidos de fruta ou polpa de fruta.
Leite: semidesnatado. Acrescentamos fruta ou cacau em pó, com pequenas quantidades de açúcar demerara. É importante reforçar que não utilizamos achocolatados no preparo e nem bebidas lácteas prontas.
Bolos: elaborados pelas funcionárias do colégio, são feitos com quantidades reduzidas de açúcar demerara orgânico em relação às receitas tradicionais e metade da farinha de trigo é substituída por aveia em flocos finos ou farelo de aveia ou farinha de trigo integral.
Pães: fornecedores de ótima procedência (Padaria Barcelona) e algumas receitas caseiras já foram implementadas no nosso cardápio.
Quibes ou nuggets: elaborados 100% de forma caseira pelas funcionárias do colégio.

O Almoço é composto por:

  • Salada
  • Arroz + Feijão
  • Carne
  • Legumes ou verduras refogadas

Hortaliças: higienizadas diariamente, servidas sempre fresquinhas.
Arroz e Arroz integral (Camil ou Blue Ville): as duas versões são preparadas diariamente.
Feijão, ervilha, lentilha, grão-de-bico (Camil): os grãos são revezados para garantir valor nutritivo e variedade.
Carne, frango, peixe e ovo: seleção de carnes de boa qualidade do açougue do bairro. O filé de peixe é entregue fresco pela Brazilian Fish. Todas as carnes são assadas ou grelhadas ou cozidas. Nenhuma fritura é feita em nossa cozinha.
Hambúrgueres e almôndegas: enriquecemos com legumes (cenoura e/ou abobrinha) e aveia em flocos finos.
Legumes: in natura, refogados ou presentes nos hambúrgueres caseiros, nas farofas, nos bolinhos ou nos omeletes.
Frutas: higienizadas diariamente, servidas sempre fresquinhas. Priorizamos as frutas da época e não oferecemos doces.
Bebida: água no final da refeição. Incentivamos o consumo de água no lugar de sucos ou refrigerantes.
Ingredientes industrializados: os poucos industrializados utilizados pela nossa cozinha também são selecionados com critérios. Sem enlatados, sem corantes artificiais e/ou conservantes.
Gorduras: utilizamos óleo de girassol no preparo das refeições e azeite oliva extra virgem Gallo ou Andorinha para as saladas e legumes.

Andréia Veiga – Nutricionista – CRN 11505