Atividades e Objetivos

Ensino Integral

No  curso do Integral fazem parte da programação oficinas de Artes, Yoga, Circo, Natação e Taekwondo, orientação Nutricional e para contribuir com a agenda dos grupos do 1º ao 5º ano, horário de orientação de estudos.

ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS -  O estudante poderá fazer as lições de casa, proposta no período regular, sanar suas dúvidas, realizar suas pesquisas e/ou outras atividades especificas proposta para  ampliar o seu conhecimento.

As atividades lúdicas sempre farão parte desses momentos como jogos e brincadeiras, assim como a ida semanal  à Biblioteca que vai  além da leitura e é garantia de diversão. A tecnologia é utilizada como ferramenta para o ensino e aprendizagem desafiando e divertindo na apropriação do conhecimento.

Nas atividades de Arte  a proposta é desenvolver mais sua criatividade, intuição e a capacidade de análise crítica.

 

INGLÊS - Novidade em 2017 - Introdução do Inglês duas vezes por semana - Nas aulas de inglês do Integral, nossa proposta é desenvolver as habilidades comunicativas dos estudantes, bem como aumentar seu repertório cultural sobre os países falantes de língua inglesa.

Para isso, propomos a leitura de textos em inglês de autores infantis consagrados, como Eric Carle e Julia Donaldson, além de textos adaptados mais extensos dirigidos aos estudantes do Integral 4.

Durante as aulas, as crianças explorarão festividades em celebrações que acontecem em países de língua inglesa, como o St. Patrick’s Day e o Halloween, e terão a oportunidade de participar de atividades que crianças desses países realizam nas escolas, como a atividade Show and tell e Spelling Bee.

Serão também aprofundados temas trabalhados nas aulas de inglês do Ensino Fundamental, que serão explorados de forma mais detalhada.

Os estudantes também terão a possiblidade de realizar atividades complementares do Ensino Fundamental nas aulas do Integral, pois parte das aulas será destinada aos estudos, que serão realizadas com a orientação e auxílio da professora.

NATAÇÃO - A natação  contribui para o desenvolvimento global da criança, observando-se importantes reflexos na sua formação, seja física ou mental. Não há  etapa da vida na qual a natação não traga benefícios. No integral é  praticada de forma lúdica e recreativa, sem compromisso com as técnicas, para uma adaptação ao meio líquido.

Nadar é uma conquista do corpo, do equilíbrio. Toda conquista é algo que traz autonomia, autonomia é liberdade e liberdade é alegria.

Benefícios:

  • Melhora o desenvolvimento neuromotor;
  • Fortalece a musculatura;
  • Melhora a capacidade cardiorrespiratória;
  • Ativa e dá mais mobilidade às articulações;
  • Desenvolve as noções espaciais, temporais e de ritmo;
  • Estimula um sono mais tranquilo e reforça o apetite:
  • Desenvolve a sociabilidade e a autoconfiança 

Programa de 02 a 06 anos

1º Módulo - PEIXINHO

Adaptação ao meio liquido
Desenvolvimento do equilíbrio
Trabalho de respiração
Desenvolvimento da flutuação
Associar música ao movimento

2º Módulo - FOQUINHA

Desenvolvimento da sustentação
Crianças mais ousadas
Iniciar a imersão
Desenvolver o equilíbrio com materiais
Iniciar a respiração frontal

3º Módulo - GOLFINHO

Desenvolvimento respiratório contínuo
Iniciar aprendizagem dos nados
Exploração dos nados de forma global

3º Módulo - TUBARÃO

Iniciar a respiração lateral
Aperfeiçoamento dos nados
Mergulhos, saídas e saltos

Programa de 07 a 10 anos

FASE I     

Adaptação ao meio aquático
Relaxamento muscular
Flutuação e sustentação
Imersão
Iniciação aos estilos crawl e costas

FASE II

Vivenciar várias habilidades motoras
Aperfeiçoamento dos estilos crawl e costas
Saltos e mergulhos
Iniciar o nado peito

FASE III

Desenvolvimento do nado peito
Iniciar ondulação
Aprendizagem das viradas

FASE IV

Iniciar nado borboleta
Aperfeiçoamento dos nados
Mergulhos, saídas e saltos

ORIENTAÇÃO NUTRICIONAL - Aprender a importância do nosso corpo na descoberta de novos sabores, aromas e até variedade de cores e beleza visual dos pratos são os prinicipais objetivos desta oficina. Levantamos a importância das nossas escolhas alimentares, o que estamos comendo e refletimos  sobre o que contém os produtos industrializados,  suas  embalagens, e o apelo nas propagandas.

Em meio a esses aprendizados, temos as aulas práticas, onde elaboramos receitas, ou degustamos algum alimento de acordo com os temas e relevância para complementar as aulas.

 
 

CIRCO - Como prática pedagógica contribui muito para o desenvolvimento da criança, tanto fisicamente como socialmente. A técnica proporciona ao individuo habilidades como força, coordenação, concentração, percepção espacial e corporal. Esta arte, na maioria das vezes, é feita coletivamente, exigindo relações de confiança, respeito, escuta e compreensão.

No integral, propomos a relação com a linguagem circense de uma forma brincada e lúdica, na qual, cada criança é convidada a se envolver da maneira que é capaz no momento, sempre respeitando os ritmos individuais. Desta forma cada estudante  conquista as habilidades e enfrenta suas dificuldades, aprendendo e observando professores e colegas.

Os conteúdos trabalhados nas aulas são:

  • Acrobacia (saltos, cambalhotas, estrela, parada de cabeça, parada de mãos e cama elástica);
  • Aéreos (tecido marinho, tecido com nó e lira);
  • Malabares (paninho, pratinho, bolinhas e swing poi);
  • Palhaço (exploração de claques, cascatas e esquetes);
  • Pirâmides (posições feitas em grupo).

Esses conteúdos são trabalhados de diferentes formas para cada faixa etária com determinados desafios e exigências. Cada ano novas atividades são elaboradas com graus de dificuldades maiores para acompanhar o desenvolvimento e crescimento das turma.

YOGA - Educação Infantil e 1º Ano - Estudos científicos já  comprovaram que a prática do yoga para as crianças  reduz o excesso de peso, aumenta a autoestima,  ajuda no desenvolvimento de músculos,  flexibilidade nas articulações e coluna vertebral, aumenta a oxigenação das células,  massagea os órgãos  internos,  aumenta  a capacidade  de concentração,  criatividade, imaginação  e memória,  equilibra emocionalmente tanto crianças hiperativas como crianças  tímidas, melhora a qualidade do sono, melhora o rendimento escolar,  diminui os problemas relacionados com a disciplina. Melhora a interação com outras crianças , o relacionamento com os pais,  com os irmãos,  amigos e com a sociedade em geral.

As oficinas se desenvolvem através de brincadeiras visando o companheirismo, a cooperação, o respeito consigo e com o outro, já familiarizando os pequenos com a prática.

 A criatividade, o desenvolvimento da psicomotricidade e o aprendizado dos principios da verdade, do contentamento, da não violência, do desapego, da limpeza, da confiança, da compaixão  e generosidade  são ensinados em forma de estórias do cotidiano das crianças  e da mitologia indiana. 

YOGA - 2º ao 5º Ano - O uso da prática do Yoga tem se tornado cada vez mais comum nos ambientes escolares modernos. Como uma pratica tão antiga pode ajudar tanto as pessoas e as crianças de hoje em dia?

Ao praticarem, as crianças se exercitam, brincam, são capazes de entrar em contato com o que há em seu interior e desenvolvem uma relação mais madura com o mundo ao seu redor.

A aula de Vidya Yoga desenvolve autoestima, autoconfiança e desperta a consciência corporal por meio de técnicas não competitivas, proporcionando à criança um momento de conexão consigo mesma. Começa a sedimentar, da mesma forma, valores como a disciplina, respeito e ética.

No aspecto terapêutico, apresenta-se como forma de prevenção e tratamento para diversos desequilíbrios da infância e adolescência, como déficit de atenção, depressão, sedentarismo, ansiedade, baixa autoestima, baixa imunidade, entre outros. 

A prática do Yoga também contribui para desenvolver qualidades que serão requisitadas na vida adulta, como o autocontrole e a inteligência emocional, fatores essenciais para a realização pessoal tanto no âmbito profissional, quanto familiar.

TAE KWONDO -  As oficinas de Taekwondo Kids é uma aula de Taekwondo  para  crianças de 05 a 10 anos com o objetivo de desenvolver principalmente o equilíbrio, lateralidade, convívio em grupo, atenção, concentração, respeito mútuo e disciplina. E na questão técnica o mais importante é  o desenvolvimento motor da criança. 

Os estudantes não tem contato físico entre eles, somente com os materiais da aula, como raquetes, aparadores de chute e saco de pancada.
 
As aulas são ministradas pelo Mestre Rodrigo Seta , faixa preta 5o Dan e pelo professor Ricardo Matos, faixa preta 1o Dan. 
 
Programação inicial visa o aprendizado dos movimentos de cada faixa , jogos e brincadeiras propostos para o desenvolvimento motor  e aperfeiçoamento da técnica específica dos golpes. No final de cada semestre é feito o exame para as trocas de faixa.