Apresentação

Biblioteca

 

Por que Drummond

" Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos"

TRECHO DA CARTA ENVIADA PARA O COLÉGIO:

Rio de janeiro, 29 de outubro de 1979

"Muito me sensibilizou a iniciativa de ser dado o meu nome à biblioteca circulante e de pesquisa do Ginásio Ofélia Fonseca, por indicação dos alunos.

Desejo esclarecer que sempre fui partidário de só se homenagearem pessoas, já falecidas, na nomenclatura de logradouros públicos, associações, institutos, etc. O julgamento dos contemporâneos é precário e sujeito a reavaliação. Entretanto, não posso de deixar de sentir-me honrado por essa prova de simpatia com que, generosamente me distinguém".

                                                                                                                                                    Carlos Drummond de Andrade

Nossa biblioteca esta organizada não apenas em sua forma física, como também em sua forma estrutural, a Biblioteca concentra-se na tarefa de formar leitores críticos e, na interação do texto com eles: não aceitá-lo simplesmente, mas discuti-lo, aprimorando-se através de suas experiências.

O acervo é composto de obras literárias, científicas, de referência e rica coleção de periódicos. Dispõe de uma ampla sala para leitura e realização de trabalhos em grupo, além de um espaço para a biblioteca infantil e gibiteca.

A Biblioteca desenvolve um trabalho, com os estudantes, que vai além do auxílio à pesquisa. Um trabalho que abrange a formação do hábito da leitura e torna possível às crianças e aos jovens entenderem a biblioteca como um setor dinâmico e atuante, não apenas como obrigação escolar mas também como fonte de lazer e prazer.

Os estudantes  da Educação Infantil e  do 1º ao 5º Ano, participam semanlmente de contação de histórias e rodas de leitura.